Nadal junta-se a Gasol numa missão de arrecadar 11 milhões de euros para combater a COVID-19

Fotografia: ATP Cup

Rafael Nadal e o basquetebolista Pau Gasol lançaram uma nova campanha para ajudar Espanha a combater a pandemia de COVID-19. O território espanhol tem sido dos mais afetados pela doença e os dois atletas resolveram dar início a uma campanha na qual esperam poder vir a contar com a ajuda de mais figuras do desporto.

“Queremos alcançar os 11 milhões de euros para atender mais de 1.350.000 pessoas. A minha doação e a do Rafa já está a caminho. Confio que todo o desporto espanhol participe nesta campanha, para que juntos possamos derrotar este vírus. Chegou a hora de obter a nossa maior vitória”, afirmou Gasol. O valor arrecadado vai reverter para o projeto “Cruz Vermelha Responde”, que se destina a ajudar as pessoas mais afetadas pelo vírus e, segundo Gasol, “principalmente aqueles que estão na linha da frente, os profissionais de saúde, que estão lá para cuidar de pessoas que contraíram o vírus e estão totalmente sobrecarregados e, em muitos casos, sem os meios para fazê-lo”.

“Sinceramente, estou em casa há alguns dias a pensar em como posso ajudar, contribuir com o meu grão de areia nesta situação que é totalmente nova para todos”, explicou Nadal, que resolveu juntar-se àquele que considera ser um grande amigo. “Ele [Gasol] também pensava o mesmo e na hora de iniciar esta iniciativa. Confiamos que todo o desporto espanhol se una”, concluiu o maiorquino.

O surto de COVID-19 já levou à infeção de mais de 480 mil pessoas e à morte de cerca de 22 mil. Em Espanha, o número de casos está perto de atingir os 66 mil e as mortes já passam das 5000, sendo que só a Itália possui mais mortes (pouco mais de 9000) do que os espanhóis.

Daniel Sousa
Adepto do desporto em geral mas com especial carinho pela "bolinha saltitona". O bichinho surgiu ainda Rafael Nadal não tinha mangas e não mais saiu. Chegada a oportunidade do Raquetc, juntamente com a minha ambição de ser jornalista, foi fácil aceitar juntar-me à equipa.