Laver Cup de Federer resiste: “Anúncio de Roland Garros surpreendeu e levanta muitas questões”

O adiamento de Roland Garros para pleno mês de setembro apanhou tudo e todos de surpresa e depois da USTA também a Laver Cup — organizada por Roger Federer — reagiu, condenando a decisão tomada pelos responsáveis da Federação Francesa de Ténis (FFT).

“O mundo do ténis ficou hoje a saber que a FFT planeia organizar Roland Garros entre 20 de setembro e 4 de outubro devido ao impacto do Covid-19. Estas datas chocam com as datas previstas para a Laver Cup de 2020, que já está esgotada e acontecerá de 25 a 27 de setembro em Boston, e o anúncio surgiu como uma surpresa para nós e os nossos parceiros — a Tennis Australia, a USTA e a ATP”, lê-se na primeira parte do comunicado.

A caminho da quarta edição, o torneio de exibição que presta homenagem a Rod Laver acrescentou ainda que a decisão dos responsáveis franceses “levanta muitas questões e estamos a avaliar a situação”, garantindo que “neste momento planeamos organizar a Laver Cup conforme planeado”.

Horas antes da Laver Cup, a USTA já tinha dado um “raspanete” à Federação Francesa de Ténis ao afirmar que “uma decisão como esta não deve ser tomada de forma unilateral e por isso a USTA só a tomaria depois de consultar totalmente os outros torneios do Grand Slam, a WTA, a ATP, a ITF e os nossos parceiros, incluindo a Laver Cup.”

E os norte-americanos não foram os únicos a ficar surpreendidos: para além dos próprios jogadores, que reagiram em choque nas redes sociais, também René Stammbach, o Presidente da Federação de Ténis Suíça e membro do conselho diretivo da Federação Internacional de Ténis, reconheceu ter sido apanhado de surpresa: “Há duas semanas discutimos alguns cenários mas adiar Roland Garros não foi um deles. Não sei se faz muito sentido e estou muito surpreendido.”

Apesar das críticas, a Fedération Française de Tennis voltou a público e defendeu a sua decisão através do presidente Bernard Giudicelli: “Para nós, o que é importante é a continuidade do torneio. Nunca aceitaríamos que se riscasse a terra batida do calendário internacional e achamos sinceramente que organizar o torneio em setembro pode resultar num belo evento.”

Total
0
Shares
Total
0
Share