Frederico Silva abre eliminatória da Taça Davis entre Portugal e Lituânia

Fernando Correia/Federação Portuguesa de Ténis

Portugal e Lituânia discutem este fim de semana no Siauliai Tennis Academy, em Siauliai, a presença no Grupo Mundial I da Taça Davis e Rui Machado escolheu Frederico Silva para abrir a eliminatória.

Atual número 190 do ranking ATP, o tenista caldense de 25 anos vai defrontar o número 1 desta equipa da Lituânia, Laurynas Grigelis (497.º), no primeiro encontro da jornada de sexta-feira, com início marcado para as 16h locais e 14h de Portugal Continental.

O segundo encontro do dia será discutido entre João Sousa (número 1 português e 65 ATP) e Julius Tverijonas (número 2 da equipa lituana e 791.º ATP).

Pedro Sousa (recém finalista do ATP 250 de Buenos Aires) e João Domingues (que brilhou na semana seguinte, no ATP 500 do Rio de Janeiro) ficam de fora das escolhas iniciais do capitão português para os encontros de singulares — o lisboeta está escalado para o par que abre a jornada de sábado, ao lado de João Sousa.

A chamada de Frederico Silva a jogo não surpreende: apesar de surgir atrás dos restantes colegas de equipa na tabela ATP, é o que mais vitórias somou em piso rápido (a superfície desta eliminatória) desde o início do último ano: conquistou 20 triunfos em 32 encontros entre torneios Challenger e um ITF — o único que jogou e venceu, em Tavira — contra os quatro de João Domingues (em nove) e os zero triunfos de Pedro Sousa (em sete duelos), dois jogadores que preferem a terra batida e nela brilharam mas acabaram por ficar limitados fisicamente.

Se tudo se mantiver como apontado esta quinta-feira (e a seu tempo os dois capitães poderão proceder a alterações no alinhamento), caso sejam necessários os singulares de sábado colocarão frente a frente Sousa-Grigelis e Silva-Tverijonas.

Atualizado às 11h28.

Total
0
Shares
Total
0
Share