A terra é a casa dele: Garín conquista segundo título do mês e o maior da carreira

Não há quem trave Christian Garín na terra batida. O chileno de 23 anos conquistou, este domingo, o segundo título consecutivo, o quarto no circuito ATP e o maior da carreira ao levar a melhor sobre Gianluca Mager na final do Rio Open, com parciais de 7-6(3) e 7-5.

Depois da chuva ter dificultado a conclusão das meias-finais, que só este domingo se completaram, os dois tenistas regressaram ao court para discutirem a conquista do troféu. Estreante em finais ATP, Mager ofereceu boa réplica ao mais experiente Garín – que disputou a quinta final de singulares – mas não conseguiu levar o troféu para casa.

O chileno arrancou melhor e conseguiu o primeiro break do encontro logo a abrir. Mager manteve-se calmo e, já depois de ter ameaçado anteriormente, recuperou a desvantagem no sexto jogo. O transalpino, de resto, teve mais dois pontos de break no jogo de resposta seguinte, mas não conseguiu capitalizar. O set seguiu então para o tie-break, onde Garín venceu quatro dos últimos cinco pontos para se adiantar no marcador.

Com uma mão no troféu, Garín teve que lidar com a resposta de Mager no segundo parcial. O italiano foi o primeiro a chegar ao break e segurou a vantagem durante praticamente todo o set. Contudo, quando chegou a altura de servir a 5-4 para empurrar a final para uma terceira partida, a mão de Mager tremeu e Garín aproveitou a janela de oportunidade para recuperar a desvantagem. O ascendente mudou de lado e Garín acabou mesmo por conseguir nova quebra de serviço, desta vez para concluir o encontro e conquistar o quarto troféu da carreira.

Pela segunda vez campeão esta temporada, Garín, que leva agora nove vitórias consecutivas, vai alcançar um novo máximo de carreira esta segunda-feira. O chileno vai subir ao 18.º lugar da hierarquia mundial e estrear-se no top-20. Para além disso, Christian Garín leva para casa um cheque no valor de $355,530, cerca de 328 mil euros.

Quanto a Gianluca Mager, que furou toda a fase de qualificação no caminho para a melhor semana da carreira, vai registar uma das maiores subidas da semana em termos de ranking: 51 lugares, de forma a assumir o 77.º posto e estrear-se no top-100. O transalpino abandona o Rio de Janeiro ainda com um cheque de $178,455, cerca de 165 mil euros.

Última atualização às 22h47.

Total
0
Shares
Total
0
Share