Pedro Sousa brilha rumo aos primeiros quartos de final da carreira em torneios ATP

Fernando Correia/Millennium Estoril Open

Quem espera sempre alcança e Pedro Sousa que o diga: aos 31 anos, o tenista português selou pela primeira vez na carreira o apuramento para os quartos de final de singulares de um torneio do circuito ATP, em Buenos Aires, Argentina.

Chamado à última hora para ocupar o lugar de Cristian Garin no Argentina Open depois de perder na última ronda da fase de qualificação, número dois nacional (145 ATP) já tinha aproveitado a oportunidade ao deixar pelo caminho uma promessa da casa na eliminatória inaugural e esta quarta-feira fez história pessoal ao superar Jozef Kovalik (129.º) por 7-6(3) e 7-6(5).

Com este resultado, Pedro Sousa tornou-se no oitavo jogador português da história a chegar tão longe em quadros principais de singulares de torneios ATP e apenas no terceiro a fazê-lo pela primeira vez fora de portas.

Frente a frente estiveram dois especialistas em terra batida já muito experientes no circuito Challenger (o português tem sete títulos, o eslovaco cinco — o último conquistado na Maia, em novembro) que deixaram bem patente o nível que é produzido no circuito secundário e se agarraram com unhas e dentes a um encontro de extrema importância para ambos.

E o resultado não poderia ter sido outro que não um duelo pautado pelo equilíbrio, com Sousa (muito apoiado numa pancada de direita que quando afinada é capaz de criar dificuldades a qualquer adversário) e Kovalik a levarem às vantagens nove dos 12 jogos que disputaram.

No final, o jogador que integra a equipa do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis conseguiu ser mais feliz graças a dois tie-breaks autoritários: no primeiro conseguiu quatro mini-breaks contra dois do eslovaco e no segundo fez três para selar o encontro.

Com a terceira vitória na terra batida de Buenos Aires, Pedro Sousa garante a primeira presença da carreira em quartos de final de torneios ATP, que para já se traduz em importantes 45 pontos (que para já o catapultam do 145.º para o 126.º posto) e, claro, 18 mil dólares em prémios monetários.

O próximo adversário do número dois português sairá do encontro entre o croata Borna Coric, quarto cabeça de série, e o brasileiro Thiago Monteiro.

Total
0
Shares
Total
0
Share