Sakkari salva match point para evitar surpresa na estreia em São Petersburgo

Fotografia: WTA

A grega Maria Sakkari, número 21 do Mundo e sexta cabeça de série no St. Petersburg Ladies Trophy, teve que suar para garantir, esta segunda-feira, o apuramento para a segunda ronda da prova russa. A tenista de 24 anos bateu a russa Vitalia Diatchenko (#89 WTA) em três sets, mas teve que salvar um match point antes de o fazer.

O teórico favoritismo da tenista helénica começou a fazer-se notar quando esta quebrou o serviço da adversária num dos primeiros jogos do encontro. A liderar por 3-1, tudo parecia bem encaminhado para que Sakkari vencesse o primeiro parcial. Contudo, Diatchenko teve outras ideias e esboçou uma reação que a viu vencer os cinco jogos seguintes e levar consigo a vitória no set inaugural.

Obrigada a reagir, Sakkari voltou a levar um “murro no estômago” quando cedeu o serviço por duas vezes consecutivas no arranque do segundo set. De repente, uma das favoritas ao troféu encontrava-se com uma desvantagem de 6-3 e 3-0. O “clique” que a grega necessitava surgiu nessa altura, e Sakkari venceu seis dos últimos sete jogos para forçar um terceiro parcial.

O verdadeiro golpe de teatro ficou reservado para a “negra”. As duas tenistas fizeram os jogos de resposta parecer os de serviço, tal foi a facilidade com que se quebraram mutuamente ao longo de todo o parcial. Diatchenko parecia pronta para levar a melhor nessa luta, tendo-se adiantado por 5-2. A russa serviu duas vezes para fechar o encontro e chegou a ter match point numa delas, mas a resiliência de Sakkari prevaleceu e a grega conseguiu forçar um tie-break no qual acabou por ser bem mais forte do que a oponente. Ao fim de umas longas duas horas e 40 minutos, a melhor cotada venceu com os parciais de 3-6, 6-4 e 7-6(3).

Evitada a surpresa na primeira ronda com um triunfo muito difícil, Maria Sakkari segue então para a próxima eliminatória na cidade russa. A próxima oponente da 21.ª colocada do ranking WTA vai sair do embate entre a francesa Alizé Cornet (#61) e a letã Jelena Ostapenko (#40).

St. Petersburg Ladies Trophy
Resultados de segunda-feira

1.ª Ronda:
[6] Maria Sakkari
d. [Q] Vitalia Diatchenko, 3-6, 6-4 e 7-6(3)
[8] Elena Rybakina d. Katerina Siniakova, 6-3 e 6-4
[Q] Anastasia Potapova d. [Q] Liudmila Samsonova, 6-2 e 6-4

Total
5
Shares
Total
5
Share