Vesely triunfa em Pune e regressa aos títulos ATP mais de cinco anos depois

O checo Jiri Vesely conquistou, este domingo, a edição de 2020 do Tata Open Maharashtra, na cidade indiana de Pune. O 107.º colocado do ranking ATP levou a melhor sobre o bielorrusso Egor Gerasimov (#90), em três sets, e conquistou o primeiro título na principal categoria do ténis mundial mais de cinco anos depois do último.

Corria o mês de janeiro de 2015 quando um jovem Vesely, na altura com 21 anos, erguia o troféu de campeão de singulares em Auckland. Desde então ainda regressou a uma final, disputada em Bucareste no mesmo ano, e não mais voltou a fazer parte das grandes decisões dos principais torneios mundiais.

Esta semana, em Pune, Vesely regressou à glória. Com match points salvos quer nos quartos de final, quer nas meias-finais, o canhoto de Pribram trilhou caminho até à final e, num encontro que teve a duração de duas horas e 13 minutos, saiu vencedor com os parciais de 7-6(2), 5-7 e 6-3.

O primeiro set começou com os dois a trocarem quebras de serviço nos primeiros dois jogos, antes de se fecharem a sete chaves para só no tie-break serem separados. Vesely foi (bem) mais forte no desempate e colocou-se mais perto de erguer o troféu.

Gerasimov não baixou os braços, manteve-se fiel ao plano de jogo e esperou por uma oportunidade. O segundo set parecia também caminhar para um tie-break quando, ao 11.º jogo, Vesely deu uma oportunidade ao adversário e este agarrou-a. Gerasimov quebrou o serviço ao checo, serviu com sucesso para a conquista do parcial e empurrou a decisão para um terceiro parcial.

O terceiro set arrancou praticamente com a quebra de serviço que veio a ser decisiva. Vesely conseguiu o break ao segundo jogo e não voltou a dar uma hipótese de recuperação a Gerasimov. Com um total de 26 ases disparados ao longo do encontro (oito no último set) e com percentagens altíssimas de serviço no último set (75% de primeiros serviços colocados, 83% de pontos ganhos com a primeira bola e 83% de pontos ganhos com a segunda), Vesely agarrou-se ao break madrugador e levou a vantagem até ao fim, de forma a erguer o segundo título ATP da carreira.

O triunfo em Pune vai permitir ao tenista checo escalar 35 posições na atualização do ranking desta segunda-feira. Vesely vai regressar ao top-100 e assumir o 72.º lugar, ao passo que Egor Gerasimov vai ficar logo acima, na 71.ª posição, que é também um novo máximo de carreira para o bielorrusso de 27 anos.

Total
0
Shares
Total
0
Share