Francisca Jorge também perde e Portugal desce ao Grupo III da Fed Cup

A seleção nacional feminina de ténis não conseguiu fugir ao pior cenário e depois de quatro dias de competição em Helsínquia, na Finlândia, foi despromovida ao Grupo III da Fed Cup.

Com uma margem de erro inexistente, a tricampeã nacional Francisca Jorge (561.ª WTA) precisava de derrotar Lina Glushko (636.ª) para igualar o play-off entre Portugal e Israel e adiar a decisão para o encontro de pares. Mas a tenista israelita levou a melhor pelos claros parciais de 6-4 e 6-0 e colocou um ponto final na eliminatória.

Depois de um primeiro set equilibrado, em que até foi a primeira a registar uma quebra de serviço mas vacilou nos momentos decisivos, a jogadora portuguesa de 19 anos não conseguiu manter-se a par da ocasião e permitiu que a adversária fugisse no marcador.

Ao perder com Israel por 2-0, Portugal falha o objetivo de manutenção, descendo ao Grupo III da Fed Cup pela primeira vez desde 2004.

Atualizado às 18h25.

Gaspar Ribeiro Lança
gasparlanca@raquetc.com | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tie-break. Dar palavras a histórias, a recordes. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. E mais, sempre mais — por isso depois chegaram o padel, o ténis de mesa e o squash. E assim cá estamos, no Raquetc ("raquetecétera"). Como escreveu Pessoa, "primeiro estranha-se, depois entranha-se."