Depois de duas derrotas na primeira ronda, à terceira foi mesmo de vez para Tiago Cação: o tenista português somou a primeira vitória na nova época para se qualificar para a segunda ronda do quadro principal de singulares do ITF de 15.000 dólares de Monastir, Tunísia.
A defender o estatuto de oitavo cabeça de série, o jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis (atual número 623 do ranking ATP) derrotou o ucraniano Marat Deviatiarov (619.º) pelos parciais de 7-6(6) e 7-5.
No primeiro set não se verificou nenhum break e o tenista português de 21 anos teve de se agarrar com unhas e dentes ao encontro para salvar três set points no tie-break e levar a melhor no tie-break, enquanto no segundo parcial conseguiu fazer a diferença logo no início mas recebeu uma resposta rápida de Deviatiarov. Restabelecida a igualdade, Cação foi paciente e depois de ter superado um jogo muito complicado com o seu serviço ao 4-4 fez o break no momento certo: ao 12.º jogo para fechar o encontro depois de 2h16.
Com a vitória, o número nove nacional torna-se no primeiro jogador português a chegar à segunda ronda deste torneio em Monastir, onde também estão Luís Faria e João Monteiro (ultrapassou a fase de qualificação).
O próximo adversário de Tiago Cação sairá do encontro entre o italiano Nicolo Turchetti (761.º) e o tunisino Aziz Ouakaa (939.º e um dos convidados da organização).