João Sousa com dores e muita frustração cai à primeira no Australian Open

Um ano depois de ter igualado o melhor resultado da carreira na Austrália, João Sousa não foi além da primeira ronda do quadro principal do primeiro torneio do Grand Slam do calendário.

À entrada para o encontro já se sabia que a tarefa não era fácil e o avançar dos ponteiros do relógio só serviu para confirmar as piores das previsões: o número um português continua visivelmente afetado pela lesão no pé que o perturba desde o mês de junho e a derrota para Federico Delbonis — por 6-3, 6-4 e 7-6(3) — foi marcada por desabafos constantes.

Frustrado com os problemas físicos, João Sousa queixou-se por diversas vezes das dores que sente e da dificuldade em jogar ténis e manter-se animado, para além da movimentação.

O melhor tenista português de todos os tempos terminou a temporada de 2019 mais cedo para recuperar da fissura no osso sesamoide do pé esquerdo que o afetava desde junho. Depois, quando estava prestes a viajar para Auckland para dar início a 2020, sofreu uma entorse no pé que atrasou a recuperação total e o prejudicou nas duas primeiras paragens do novo ano.

Frente a Delbonis, naquele que foi o sétimo encontro entre ambos, João Sousa não só não conseguiu movimentar-se como é habitual como também acusou dificuldades na pancada de serviço (a média do primeiro fixou-se nos 176km/h), colocando apenas 56% das primeiras bolas. Em dificuldades, o português demorou a ganhar alguma confiança e a conseguir fazer frente ao argentino, de tal forma que os primeiros pontos de break do encontro só chegaram no terceiro set.

À espera na segunda ronda estava já Rafael Nadal, o número 1 mundial que iniciou com tudo o ataque ao segundo título da carreira em Melbourne Park.

Porque falhou a defesa dos pontos conquistados há um ano, João Sousa vai descer no ranking: a posição final na atualização que vai acontecer depois do torneio é difícil de calcular porque depende dos muitos resultados que ainda se podem verificar, mas seria surpreendente se o jogador vimaranense se mantivesse dentro do top 80.

A “queda” de João Sousa deixa o Australian Open sem representação portuguesa: Pedro Sousa já tinha caído na primeira ronda do qualifying, enquanto Frederico Silva e João Domingues foram travados na segunda.

Total
0
Shares
Total
0
Share