Humbert surpreende Paire e conquista primeiro título da carreira em Auckland

Fotografia: ATP Tour

O francês Ugo Humbert ofereceu, este sábado, mais um troféu ATP à #NextGen. O jovem de 21 anos, estreante em finais, bateu o compatriota Benoit Paire (#24 ATP) em três sets para conquistar o ASB Classic, em Auckland.

A partida teve de tudo um pouco e os aspetos estatísticos traduzem o equilíbrio entre os dois atletas. Humbert entrou mais forte e adiantou-se no marcador por 3-0, depois de ter quebrado o serviço de Paire. O quinto cabeça de série respondeu e quebrou o serviço de Humbert por duas vezes, sendo que pelo meio também foi quebrado por uma segunda vez. No final da troca de breaks, os dois seguiam empatados a quatro.

Com Paire a servir a 6-5 para forçar um tie-break, surgiram os primeiros três set points a favor de Humbert. O melhor cotado salvou todos eles, mas acabou por ceder no tie-break. No entanto, Paire redimiu-se no segundo set ao conquistar o único break do parcial para forçar uma terceira partida.

O terceiro set foi muito parecido com o primeiro. Humbert voltou a entrar bem e a chegar ao 3-0, mas vacilou quando servia a 5-3 para fechar o encontro. Paire recuperou o break de atraso mas, logo a seguir, teve que enfrentar um match point ao serviço. O 24.º colocado da hierarquia mundial salvou o primeiro match point e só um novo tie-break pôde separar os dois. Humbert ainda veio a ter mais dois match points desperdiçados antes de, ao fim de duas horas e 38 minutos, transformar o quarto match point numa vitória por 7-6(2), 3-6 e 7-6(5).

Aos 21 anos, Ugo Humbert torna-se mais um tenista a juntar-se ao lote de vencedores em torneios ATP, na primeira final que disputou. O jovem vai subir 14 posições no ranking e afirmar-se na próxima segunda-feira como o novo 43.º classificado, um máximo de carreira. Por sua vez, Benoit Paire vai subir três posições, até ao 21.º posto, e colocar-se à porta de um regresso ao top-20 mundial.

Total
0
Shares
Total
0
Share