Trio português com adversários definidos no qualifying do Australian Open

Pedro Sousa, João Domingues e Frederico Silva. São eles os três tenistas portugueses a irem a jogo na fase de qualificação do primeiro torneio do Grand Slam da temporada — o Australian Open — e por isso estiveram bem atentos ao sorteio que na madrugada desta segunda-feira (já final de tarde em Melbourne) ditou as respetivas sortes.

Atual 139.º colocado no ranking, Pedro Sousa (o mais velho dos três, com 31 anos) está entre os cabeças de série: é o 27.º e terá como primeiro adversário um dos wild cards da “casa”, Blake Mott (521.º).

Em caso de vitória, o lisboeta encontrará na segunda ronda ou o holandês Botic Van de Zandschul (195.º) ou o francês Constant Lestienne (224.º). Se chegar à ronda de acesso ao quadro o número 2 nacional enfrentará um de quatro jogadores: Peter Gojowczyk (113.º), Thiago Seyboth Wild (205.º), Blaz Kavcic (341.º) ou Jay Clarke (154.º).

João Domingues, que parte para a nova temporada na 170.ª posição (muito perto do 160.º posto que alcançou em maio, depois de vencer o Challenger de Braga), tem como primeiro adversário no Australian Open o alemão Mats Moraing (222.º) e se for bem sucedido encontrará ou Zhe Li (209.º) ou Dudi Sela, israelita que é o 28.º pré-designado fruto da 141.ª posição que ocupa atualmente.

Caso consiga repetir a campanha de 2019, em que ficou à porta do quadro principal, o tenista natural de Oliveira de Azeméis terá como derradeiro adversário ou o sétimo cabeça de série Denis Kudla (115.º), ou o australiano Bernard Tomic (182.º), ou o britânico Liam Broady (234.º) ou Illya Ivashka (136.ª), da Bielorrússia.

O terceiro participante português é Frederico Silva, que quase quatro anos depois vai regressar aos torneios do Grand Slam e disputar o Australian Open pela primeira vez enquanto sénior. Número 198 do ranking ATP, o número 4 nacional estreia-se frente a Enrique Lopez Perez, espanhol que é o 181.º posicionado.

Ultrapassando o primeiro desafio, o jogador das Caldas da Rainha marca encontro com Pedja Krstin (239.º) ou Martin Klizan (140.º), que é o 30.º cabeça de série. Na ronda de acesso ao quadro pode cruzar-se com Norbert Gombos (108.º e 10.º cabeça de série), Juan Pablo Ficovich (232.º), Roberto Marcora (177.º) ou Lukas Lacko (178.º).

Frederico Silva será o primeiro jogador a estrear-se no qualifying (segundo encontro das 10h locais, 23h em Portugal Continental), seguido de João Domingues (terceiro encontro) e Pedro Sousa (quarto).

Total
8
Shares
Total
8
Share