MAIA — Jozef Kovalik nasceu em Bratislava, tem 27 anos e é o campeão do Maia Open, o torneio que coloca um ponto final no ATP Challenger Tour 2019.
Atual 172.º classificado no ranking ATP, o tenista eslovaco completou a semana perfeita no Complexo de Ténis da Maia com a quarta vitória em sets diretos: 6-0 e 6-4 a Constant Lestienne (242.º), que depois de uma entrada em falso ainda conseguiu animar o encontro e as várias centenas de espetadores que marcaram presença.
Kovalik partiu para o encontro como favorito (até porque na jornada anterior derrotou o compatriota e primeiro cabeça de série Andrej Martin) e não demorou a mostrar serviço: fechou o primeiro break logo no jogo inaugural e nos dois seguintes conseguiu mais dois para chegar a um começo de sonho — 23 minutos bastaram para fechar o primeiro set.
Tal como na jornada anterior, em que derrotou João Domingues, o francês de 27 anos precisou ser paciente até conseguir reunir argumentos para fazer frente ao adversário. E a verdade é que uma vez ligado o “chip” esteve perto de saltar para a liderança — o segundo jogo foi o mais equilibrado de todo o encontro, mas os cinco pontos de break e sobretudo o ténis espetacular que apresentou (e que recebeu retaliação de Kovalik) não foram suficientes.
Mais experiente, o tenista eslovaco respondeu com a primeira quebra de serviço do parcial e a partir daí não voltou a olhar para trás: nem a quebra de serviço que ainda sofreu ao 4-1 o abalou, sendo uma questão de tempo até caminhar tranquilamente para a vitória, que celebrou de forma carismática:
Jozef Kovalik is the last champion of the year on the #ATPChallenger Tour.
The Slovak defeats Constant Lestienne 6-0, 6-4 to conquer the 5th Challenger title of his career at #MaiaOpen.
Charismatic celebration from the 27yo in front of a good crowd. pic.twitter.com/2Jrs6xQ494
— Gaspar Ribeiro Lança (@gasparlanca) November 24, 2019
O título conquistado no Maia Open é o quinto da carreira para Jozef Kovalik no ATP Challenger Tour. O eslovaco estreou-se a vencer em Meerbusch (agosto de 204), Nápoles (abril de 2016), Poprad (junho de 2018) e este ano já tinha erguido o mais desejado dos troféus em Szczecin (setembro).
Atualizado às 13h13.