Thiem afasta campeão e junta-se a Tsitsipas numa final de estreantes

Dominic Thiem continua a acrescentar memórias inesquecíveis a uma semana quase perfeita em Londres. Este sábado, dias depois de ter derrotado Roger Federer e Novak Djokovic na fase de grupos, afastou o campeão em título Alexander Zverev para chegar ao encontro decisivo do Nitto ATP Finals.

Finalista de Roland Garros nos dois últimos anos, o austríaco de 26 anos tornou-se no primeiro jogador do seu país a chegar à final do “Torneio dos Maestros” graças a uma vitória por 6-3 e 7-6(4) sobre aquele que é o seu grande amigo no circuito.

Considerado pela maioria um verdadeiro especialista em terra batida, Thiem está a protagonizar mais uma excelente semana em superfícies rápidas (esta considerada especialmente veloz pela maioria dos protagonistas da semana) e alcança, em Londres, a quarta final do ano em condições semelhantes: foi campeão no Masters 1000 de Indian Wells e nos ATP 500 de Pequim e Viena.

A final deste domingo entre Dominic Thiem e Stefanos Tsitsipas será a primeira do Nitto ATP Finals a colocar frente a frente dois executantes da esquerda a uma mão desde 2006. Na altura, Roger Federer derrotou o norte-americano James Blake.

Gaspar Ribeiro Lança
gasparlanca@raquetc.com | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tie-break. Dar palavras a histórias, a recordes. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. E mais, sempre mais — por isso depois chegaram o padel, o ténis de mesa e o squash. E assim cá estamos, no Raquetc ("raquetecétera"). Como escreveu Pessoa, "primeiro estranha-se, depois entranha-se."