Frederico Silva atinge meias-finais em Shenzhen e consolida entrada no top 180

Frederico Silva (202.º ATP) continua a quebrar barreiras em solo asiático e na madrugada desta sexta-feira qualificou-se para as quartas meias-finais do ano no circuito Challenger — agora em Shenzhen, na China, a mesma cidade (mas num palco diferente) onde se joga o WTA Finals.

Um dia depois de ter garantido a inédita entrada no top 200 do ranking mundial ATP, o jogador natural das Caldas da Rainha foi um passo mais longe: desta vez derrotou o quinto cabeça de série, Jason Jung (133.º), em mais uma grande batalha (7-6[5], 4-6 e 6-4 ao fim de 2h39) para chegar às meias-finais e consolidar a entrada direta no top 180.

Tal como na jornada anterior, o tenista português de 24 anos teve de lutar muito para conseguir a vitória. Depois de consumar uma quebra de serviço logo a abrir, perdeu o “saque” ao quarto jogo e só no tie-break, depois de servir duas vezes para se manter no set, é que conseguiu ganhar vantagem.

Mas Jung, do Taiwan, nunca se deu por vencido e com um único break conseguiu vencer o segundo parcial para igualar o duelo, forçando Frederico Silva a uma nova investida para sair por cima. Depois de enfrentar pontos de break no primeiro jogo do set decisivo, o português manteve-se firme e agarrou o break ao oitavo jogo, mas perdeu de imediato o serviço (depois de ter tido os dois primeiros match points) e foi obrigado a quebrar novamente para selar a vitória.

Apurado para as quartas meias-finais da temporada (as primeiras foram alcançadas em Praga, no mês de julho, e depois seguiram-se as de Baotou e Kaohsiung, em agosto e setembro), o atual número quatro português — mas que na segunda-feira passará a ser o terceiro melhor no ranking — parte em busca da primeira decisão.

A separá-lo da tão desejada final (e de mais uma subida considerável na tabela classificativa) está mais um tenista asiático: Zhizhen Zhang, oitavo cabeça de série e responsável pela eliminação de Gonçalo Oliveira na segunda eliminatória (6-0 e 6-1).

Para já, uma coisa é certa: a campanha em Shenzhen já vale a Frederico Silva não só a entrada no top 200 como no top 180 (na pior das hipóteses sairá da localidade chinesa como 179.º).

Total
0
Shares
Total
0
Share