Francisca Jorge regressa com uma vitória ao Lousada Indoor Open

Lousada Indoor Open

Um ano depois de ter fechado com chave de ouro duas semanas no Lousada Ténis Atlântico, a tricampeã nacional Francisca Jorge regressou ao Lousada Indoor Open e com o pé direito: venceu o encontro de estreia para se juntar à compatriota Inês Murta na segunda eliminatória.

Aos 19 anos, a tenista vimaranense é a principal candidata ao título no penúltimo torneio internacional feminino do ano a acontecer em solo português e não esteve para meias medidas: no duelo da primeira ronda “despachou” a qualifier israelita Darya Schwartzman (sem ranking mundial) com os parciais de 6-2 e 6-3.

A vitória permite a Francisca Jorge juntar-se a Inês Murta na segunda ronda do quadro principal de singulares, onde vai ter como adversária a parceira de pares Olga Parres Azcoitia. A espanhola venceu facilmente Sophia Biolay, de França, por 6-1 e 6-3.

Jorge e Murta serão, de resto, as únicas portuguesas a competir na segunda fase do torneio dotado de 15.000 dólares em prémios monetários, uma vez que a jornada desta quarta-feira ditou o afastamento das outras três portuguesas que ainda tinham de ir a jogo: Maria Inês Fonte perdeu por 6-2 e 7-6(2) para a qualifier Andre Lukosiute, Bárbara Balancho por 6-0 e 6-0 para a quinta cabeça de série Katharina Hering e Ana Filipa Santos por 7-5 e 6-3 para Franziska Sziedat.

Gaspar Ribeiro Lança
gasparlanca@raquetc.com | Dar palavras a um encontro de dois, três, quatro ou cinco sets, com ou sem tie-break. Dar palavras a histórias, a recordes. Dar ténis a todos aqueles que o queiram. E mais, sempre mais — por isso depois chegaram o padel, o ténis de mesa e o squash. E assim cá estamos, no Raquetc ("raquetecétera"). Como escreveu Pessoa, "primeiro estranha-se, depois entranha-se."