Um ano depois de ter fechado com chave de ouro duas semanas no Lousada Ténis Atlântico, a tricampeã nacional Francisca Jorge regressou ao Lousada Indoor Open e com o pé direito: venceu o encontro de estreia para se juntar à compatriota Inês Murta na segunda eliminatória.
Aos 19 anos, a tenista vimaranense é a principal candidata ao título no penúltimo torneio internacional feminino do ano a acontecer em solo português e não esteve para meias medidas: no duelo da primeira ronda “despachou” a qualifier israelita Darya Schwartzman (sem ranking mundial) com os parciais de 6-2 e 6-3.
A vitória permite a Francisca Jorge juntar-se a Inês Murta na segunda ronda do quadro principal de singulares, onde vai ter como adversária a parceira de pares Olga Parres Azcoitia. A espanhola venceu facilmente Sophia Biolay, de França, por 6-1 e 6-3.
Jorge e Murta serão, de resto, as únicas portuguesas a competir na segunda fase do torneio dotado de 15.000 dólares em prémios monetários, uma vez que a jornada desta quarta-feira ditou o afastamento das outras três portuguesas que ainda tinham de ir a jogo: Maria Inês Fonte perdeu por 6-2 e 7-6(2) para a qualifier Andre Lukosiute, Bárbara Balancho por 6-0 e 6-0 para a quinta cabeça de série Katharina Hering e Ana Filipa Santos por 7-5 e 6-3 para Franziska Sziedat.