Primeira tentativa, primeiro ponto: Matilde Morais aproveitou da melhor forma o wild card que lhe foi dado e entrou a ganhar no quadro principal de singulares do Santarém Ladies Open — torneio que marcou a estreia da jovem portuguesa no circuito internacional e ainda a conquista do primeiro ponto para o ranking WTA.
Com apenas 15 anos, Matilde Morais levou a melhor no confronto com a compatriota Alexandra Silva (que passou a fase de qualificação) ao fim de dois sets, graças aos parciais de 6-1 e 6-2.
O triunfo fez com que a jogadora do CAD somasse o primeiro ponto WTA da carreira — precisa de pontuar em três torneios para entrar pela primeira vez no ranking — e inscrevesse o nome na segunda ronda do torneio internacional de 15.000 dólares.
A próxima adversária? Nada mais, nada menos do que Inês Murta, a terceira cabeça de série que vem do qualifying — não estava inscrita na prova e recebeu um wild card para a fase prévia — e que na eliminatória inaugural venceu outra compatriota, Leonor Oliveira, por 6-1 e 6-2.
Também na jornada desta terça-feira seguiram para a segunda eliminatória Francisca Jorge e Maria Inês Fonte, respetivamente primeira e sexta candidatas ao título.