O Clube de Ténis de Santarém recebe, pelo terceiro ano consecutivo, um torneio internacional feminino dotado de 15.000 dólares em prize-money e desta vez a primeira cabeça de série é portuguesa — trata-se de Francisca Jorge, a tricampeã nacional.
Atual 521.ª do ranking mundial feminino, a número um portuguesa já conta com dois títulos no currículo (em Lousada, na fase final da temporada transata) e uma outra final disputada — já este ano, no ITF de Montemor-o-Novo.
Para além de Francisca Jorge, também estão inscritas no quadro principal Maria Inês Fonte (que na lista de inscritas surge como a quinta melhor jogadora), Ana Filipa Santos (oitava), Sara Lança (10.ª) e Inês Oliveira (17.ª).
Na fase de qualificação estão outras oito tenistas portuguesas, entre as quais Inês Murta. A algarvia — que na última semana chegou à segunda ronda do ITF de 60.000 dólares das Caldas da Rainha — tinha ranking para entrar diretamente no quadro principal, mas não estava inscrita no torneio e entra no qualifying na condição de wild card, sendo a principal favorita à passagem ao quadro principal. Se o fizer, será cabeça de série nesse sorteio.
Para além dela, vão a jogo Carolina Reis, Alexandra Silva, Bárbara Balancho, Catarina Marcko Ferreira, Madalena Amil, Carolina Likhatcheva e Madalena Tanqueiro.