Isabella Shinikova completa fim de semana perfeito com dois títulos no Angogerman Oeste Ladies Open

Escola Rafael Bordalo Pinheiro

CALDAS DA RAINHA — Desfecho agridoce a fechar uma edição inaugural memorável do Angogerman Oeste Ladies Open, o maior torneio internacional de ténis feminino a acontecer em Portugal desde 2014. Isabella Shinikova (213.ª do ranking WTA), que na jornada de sábado já se tinha sagrado campeã de pares, levou para casa mais um troféu de campeã ao beneficiar da desistência de Natalija Kostic (212.ª) quando já liderava a final de forma folgada.

Aos 27 anos, a carismática tenista da Bulgária conquistou o título mais importante da carreira — o primeiro em torneios dotados de 60.000 dólares em prémios monetários — graças aos parciais de 6-3 e 2-0 contra a simpática sérvia, que foi traída pelo enorme esforço físico que fez ao longo de toda a semana (e as duas últimas jornadas em particular) para conseguir chegar à decisão.

Com as duas pernas enfaixadas desde o duelo das meias-finais (na ronda anterior já tinha uma delas coberta de ligaduras), Kostic não conseguiu ter físico para se debater como nas eliminatórias anteriores. E não só não conseguiu como não quis arriscar, porque como explicou na cerimónia de entrega dos troféus “a saúde está em primeiro lugar e tive de ser profissional e pensar no meu futuro.” Ainda com 21 anos, a compatriota de Novak Djokovic procurava o 14.º título ITF de singulares da carreira e, tal como Shinikova, o mais importante de todos.

No entanto, depois de uma saída do court no final do terceiro jogo do set inaugural, Natalija Kostic ainda brindou as centenas de espetadores que se deslocaram ao Complexo Municipal de Ténis das Caldas da Rainha com uma amostra do seu ténis e, sobretudo, da sua resiliência: mesmo debilitada, conseguiu recuperar um dos breaks de atraso e obrigar Isabella Shinikova a uma segunda investida para agarrar, de vez, a decisão do Angogerman Oeste Ladies Open.

E nem estando impossibilitada de lutar pelo título nas melhores condições Natalija Kostic perdeu a boa disposição que a distinguiu ao longo de toda a semana. No discurso de vice-campeã, a tenista sérvia, deixou vários agradecimentos e uma mensagem a pensar no futuro. “Muito obrigado a todos por virem assistir à final e as minhas sinceras desculpas por ter de me retirar. Como todos dizem, a saúde está em primeiro lugar e por isso tive de ser profissional e pensar no meu futuro. O que é que posso dizer? Muitos parabéns à Isabella, que conseguiu levar para casa dois títulos esta semana, foi fantástica. Também quero agradecer à organização, aos árbitros e ao supervisor, aos apanha bolas e aos voluntários que tornaram este torneio ainda melhor, senti-me realmente em casa e vou definitivamente voltar no próximo ano — ou não”, terminou entre sorrisos e com os olhos já colocados em provas de categoria superior.

Isabella Shinikova foi mais contida no momento de se dirigir ao público — e a todos aqueles que acompanharam a final em direto através da transmissão da Sport TV 1 — mas não deixou ninguém de fora dos agradecimentos. “Muito obrigado a todos por tudo. Estou muito contente por ter conseguido ganhar em singulares e pares neste torneio, é a primeira vez que o faço. Obrigado à organização, aos patrocinadores, aos árbitros, aos apanha-bolas e a toda a gente que veio aqui para nos ver jogar. Muito obrigado.”

Na entrega dos troféus estiveram presentes Pedro Raposo (Vereador do Desporto e da Juventude da Câmara Municipal das Caldas da Rainha), Vasco Costa (Presidente da Federação Portuguesa de Ténis), Élio Cunha (Presidente da Associação de Ténis de Leiria), Paulo Cardoso (Juíz Árbitro do torneio), Rogério Ivan, Nuno Reis, Nuno Sardinha e Nuno Mota (Promotores da Capital Events e do torneio), que também é o diretor desportivo da prova, e ainda três tenistas muito especiais para a região e o país: Carolina Reis, que jogou a fase de qualificação do torneio, Pedro Libório, vice-campeão nacional de sub 16, e Frederico Silva, que apesar da tenra idade já é considerado o melhor tenista de sempre das Caldas da Rainha e no último mês voltou a representar a seleção nacional na Taça Davis. Os três jogadores representam o Clube de Ténis das Caldas da Rainha e treinam em academias da região, como a Felner Tennis Academy e a Nuno Mota Tennis Academy.

No lançamento da cerimónia, Pedro Raposo, Vereador com os pelouros da Educação e Desporto da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, partilhou com todos os presentes a satisfação por receber um torneio da dimensão do Angogerman Oeste Ladies Open. “Ao longo da semana assistimos a momentos extremamente agradáveis daquilo que é a qualidade do ténis feminino. A organização está de facto de parabéns, durante a semana houve um esforço, um envolvimento e uma capacidade muito grandes de levar a cabo este torneio, que foi uma experiência nova para o município. Fica aqui o registo daquilo que foi a qualidade e capacidade organizativas e a excelência de desempenho desportivo.”

Vasco Costa, o Presidente da Federação Portuguesa de Ténis, destacou a importância do Angogerman Oeste Ladies Open no calendário português e deixou uma promessa para o futuro. “Quero felicitar a organização. É efetivamente o melhor e maior torneio internacional feminino que se realiza em Portugal e quero felicitar toda a capacidade organizativa, os árbitros, os juízes de linha, os apanha-bolas e toda a equipa que esteve a trabalhar no torneio ao longo de toda a semana. Só foi possível com o apoio incondicional da Câmara Municipal e de todos os patrocinadores que ajudaram a montar este torneio, que surge no seguimento daquilo que é o nosso ténis feminino, uma aposta no futuro. Já tivemos três jogadoras portuguesas a disputar o quadro principal e acredito que no futuro vamos ter muitas mais. Muito obrigado a todos e até para o ano.”

Total
0
Shares
Total
0
Share