Casa cheia no Clube de Ténis de Tavira a partir deste domingo: a segunda edição do Tavira Tennis Open arranca com os encontros da fase de qualificação e a jogo vão nada mais, nada menos do que 17 tenistas portugueses.
Gonçalo Falcão é o primeiro cabeça de série e por isso já sabe que não vai ter de ir a jogo no primeiro dia, uma vez que ficou isento da eliminatória inaugural. Situação semelhante vivem André Rodeia (quarto), Paulo Fernandes (quinto e recentemente consagrado campeão nacional de pares ao lado de Francisco Cabral) e Miguel Gomes (sétimo).
Mas Martim Simões, Diogo Martins, Tomás Guerreiro, Illia Stoliar, Guilherme Silva, André Stewart, Tiago Rodrigo Fernandes, Ricardo Brancal, João Rolo, Tomás Pinho, Martim Marujo, Daniel Ivanov (que recebeu um wild card) e mesmo Bernardo Gandara (que é o 12.º pré-designado) não estão na mesma condição, tendo de ir a jogo logo na primeira eliminatória.
A fase de qualificação é composta por três eliminatórias e passam ao quadro principal oito jogadores. À data do fecho de inscrições, Frederico Gil era o melhor tenista português entre os confirmados na prova — mas entretanto o torneio atribuiu um wild card a Frederico Silva. João Monteiro (campeão em título, que regressa depois de uma longa e complicada ausência devido a lesão), João Graça e Tomás Luís também fazem parte dos convidados, juntando-se assim aos compatriotas Tiago Cação, Luís Faria, Francisco Cabral, Fábio Coelho, Pedro Araújo e Afonso Salgado.