Kaia Kanepi surpreendida nos quartos de final do Angogerman Oeste Ladies Open

Escola Rafael Bordalo Pinheiro

CALDAS DA RAINHA — Final surpreendente para a jornada de sexta-feira no Angogerman Oeste Ladies Open: Kaia Kanepi, a cabeça de cartaz da primeira edição do torneio, não conseguiu confirmar o favoritismo e deixou-se surpreender pela menos cotada Isabella Shinikova, que ao cabo de 2h14 triunfou com os parciais de 7-6(10), 3-6 e 6-3.

Ao contrário do que aconteceu nas rondas anteriores, a estónia — que já fez parte do top 15 mundial — não conseguiu mudar o “chip” depois de uma entrada lenta, que vinha a utilizar para estudar o jogo da adversária.

Num encontro parco em qualidade, para além de deixar bem evidentes as dificuldades de movimentação que sente quando é forçada a deslocar-se entre as duas laterais do court, Kaia Kanepi não conseguiu fazer uso da experiência adquirida ao longo da última década ao mais alto nível.

Isabella Shinikova, que já foi 133.ª do ranking e esta semana surge na 213.ª posição, também não brilhou. Mas entre o desperdício de parte a parte — só no primeiro parcial, Kanepi teve oito set points — e o natural desespero conseguiu ser ligeiramente melhor para fazer a diferença.

Responsável pela maior surpresa do torneio, a búlgara de 27 anos vai ter pela frente mais uma cabeça de série: Jessika Ponchet (sétima), que sorriu por último frente a Viktoriya Tomova (terceira) graças aos parciais de 6-3, 3-6 e 7-6(3) num dos primeiros encontros do dia.

No currículo, a tenista gaulesa já tem cinco títulos ITF em singulares (um dos quais no 25.000+H da Figueira da Foz, há um ano) e cinco em pares, sendo agora a favorita à vitória no Complexo Municipal de Ténis das Caldas da Rainha.

A outra meia-final do quadro principal de singulares vai opor Natalija Kostic a Cristina Bucsa. Atual número 212 do ranking, a sérvia venceu o único duelo do dia concluído em dois sets (6-1 e 7-5 a Georgina Garcia-Perez) e está praticamente assegurada entre as 200 primeiras da tabela pela primeira vez em toda a carreira. O mesmo se aplica à espanhola, para já 219.ª classificada, que voltou a dar a volta a um encontro, neste caso ao superar a suíça Ylena In-Albon com os parciais de 5-7, 6-2 e 6-3.

In-Albon, de 20 anos, é uma das novas promessas do ténis helvético e para além de já ter ganho um torneio de 60.000 dólares este ano (em Quioto, no Japão) foi a grande vencedora da primeira edição do torneio de sub 21 por convite que a Tennis Europe e a Federação de Ténis Alemã organizaram em conjunto com os responsáveis pelo ATP 500 de Hamburgo, um dos torneios com maior história no circuito masculino.

Apaixonada pelo nosso país, Natalija Kostic deixou muitos elogios à região do Oeste e explicou o que é que a ajudou a superar o encontro dos quartos de final. “Foi um encontro muito complicado e tive de trabalhar muito a tática. O meu treinador analisou-a, como costuma fazer sempre, e chegámos à conclusão de que jogar muito com o slice seria a melhor opção. Acho que me dei muito bem, gosto muito de usar o slice porque a minha superfície favorita é a relva e por isso gostei muito de jogar este encontro.”

Baixinha — tem apenas 1,62m —, a carismática tenista sérvia revelou ainda que está “a trabalhar a minha pancada de serviço para não dar avanço às minhas adversárias e evitar que o consigam quebrar com facilidade” e entre sorrisos garantiu que “tento movimentar-me o melhor possível para chegar a todas as bolas e lutar por todos os pontos”.

Para esta sexta-feira estão ainda reservados os encontros que darão a conhecer as finalistas na competição de pares. A primeira meia-final opõe as segundas cabeças de série, Cristina Bucsa e Georgina Garcia-Perez, às terceiras, Anna Danilina e Vivian Heisen; e o último encontro coloca frente a frente as primeiras candidatas, Sarah Beth Grey e Eden Silva, a Jessika Ponchet e Isabella Shinikova.

Curiosamente, trata-se de uma jornada dupla para três das quatro sobreviventes do quadro principal de singulares.

Total
0
Shares
Total
0
Share