Gil e Salgado sobrevivem a razia de portugueses em Oliveira de Azeméis

Jornada difícil para o ténis português em Oliveira de Azeméis, onde se joga o torneio ITF masculino mais importante do ano em solo português (aos 25.000 dólares em prémios monetários junta-se a hospitalidade oferecida aos jogadores).

Dos sete tenistas “da casa” a irem a jogo esta quarta-feira, apenas dois conseguiram seguir em frente para se juntarem a Tiago Cação e Pedro Araújo (que venceram na terça-feira) na eliminatória seguinte: Fred Gil — que realizou o primeiro encontro de singulares desde que, no sábado, se sagrou campeão nacional absoluto na Madeira — e Afonso Salgado, que beneficiou da desistência do adversário.

Terceiro candidato à vitória final no Open de Azeméis (367.º do ranking ATP e 9.º ITF), o jogador natural de Sintra saiu por cima de um encontro de altos e baixos ao derrotar o suíço Riccardo Maiga (697.º ATP) por 6-3, 0-6 e 6-2 quando estavam decorridos 109 minutos de encontro.

Quanto a Afonso Salgado, que já tinha ultrapassado a fase de qualificação, tinha perdido o primeiro set e liderava por 5-1 no segundo quando Filipe Brandão, o seu parceiro de pares, desistiu. Mais tarde, os dois voltaram à ação lado a lado e perderam por 6-2 e 6-4 para Jordi Munoz-Abreu e David Perez Sanz.

De resto, cinco encontros, cinco derrotas: Fábio Coelho perdeu por 7-6(5) e 6-4 para Quentin Robert (oitavo cabeça de série), Gonçalo Falcão por 7-6(5) e 6-3 para Skander Mansouri (segundo), Manuel Gonçalves por 6-2 e 6-2 para Eduardo Struvay (sexto), Francisco Cabral por 6-1 e 7-6(7) para Marat Deviatiarov e Hugo Maia por 6-1 e 6-2 para John Echeverria.

Em pares, dois regressos que também terminaram em desaires: na fase final da recuperação da lesão que o manteve afastado de praticamente toda a temporada, João Monteiro foi a jogo ao lado de Gonçalo Falcão e os dois estiveram perto de surpreender os segundos pré-designados Yannick Mertens e Roberto Ortega-Olmedo, mas acabaram eliminados por 7-6(0), 4-6 e 13-11 depois de terem um match point; logo a seguir, Francisco Cabral e Tiago Cação uniram esforços pela primeira vez em quase quatro meses mas acabaram travados pelos terceiros pré-designados Marat Deviatiarov e David Poljak (6-4 e 6-4). Pelo caminho na variante ficaram ainda Ricardo Brancal/Bernardo Gandara.

Total
0
Shares
Total
0
Share