Duas portuguesas apuradas para a última ronda do qualifying do Angogerman Oeste Ladies Open

André Ferreira/FPT

As últimas 24 horas da vida de Ana Filipa Santos não foram fáceis mas terminaram com a cereja no topo do bolo: a seguir a uma curta mas sempre desgastante viagem do Funchal, na Madeira, para Lisboa, durante a noite, a tenista portuguesa viajou pela manhã até ao Complexo Municipal de Ténis das Caldas da Rainha e depois da hora de almoço entrou a ganhar na fase de qualificação do Angogerman Oeste Ladies Open. O torneio é dotado de 60.000 dólares em prémios monetários e é organizado pela Federação Portuguesa de Ténis, o Município das Caldas da Rainha, a Capital Events e a Federação Internacional de Ténis.

Consagrada campeã nacional de pares mistos na sexta-feira e vice-campeã de pares femininos no sábado, Ana Filipa Santos — a atual 1098.ª no ranking mundial da WTA — confirmou o favoritismo que levava para o encontro com a alemã Chiara Calicchia (sem classificação) e não esteve para meias medidas: cedeu apenas um jogo a caminho da vitória, que assinou com os parciais de 6-0 e 6-1.

Apurada para a segunda e última ronda da fase de qualificação, a 14.ª cabeça de série (que este ano viveu o momento alto da carreira até ao momento ao ser chamada pela primeira vez à seleção portuguesa da Fed Cup) já sabe que terá como segundo — e difícil! — desafio Eden Silva.

A britânica, que conhece a sensação de conquistar títulos em Portugal (venceu o torneio de pares de Corroios em 2018 e o de Palmela já esta época), é a primeira pré-designada fruto do 451.º posto que ocupa e deu muito que falar no verão, ao chegar aos quartos de final de pares mistos do prestigiadíssimo torneio de Wimbledon.

Bem sucedida na jornada inaugural do maior torneio feminino a acontecer em solo português desde 2014 foi também Sara Lança. A 15.ª cabeça de série levou a melhor num duelo 100% nacional ao fazer uso da maior experiência para passar com tranquilidade (6-2 e 6-2) por Carolina Azadinho. A próxima adversária da tenista lusa de 22 anos vem da Argentina, dá pelo nome de Victoria Bosio e é a terceira cabeça de série, sendo já uma cara conhecida dos torneios internacionais que acontecem no nosso país.

As restantes portuguesas a irem a jogo no primeiro dia do Angogerman Oeste Ladies Open foram eliminadas na primeira ronda: Sara Neto perdeu para a sexta favorita Karin Kennel (6-2 e 6-1); Beatriz Paciletti da Costa por 6-1 e 6-0 para a sétima pré-designada Ainhoa Atucha Gomez; Carolina Caetano Reis cedeu pelos parciais de 6-2 e 6-0 para Ekaterina Shalimova, nona favorita; Alexandra Silva perdeu por 6-1 e 6-0 para Almudena Sanz-Llaneza Fernandez, 12.ª candidata; e Mariana Campino foi travada pela 16.ª cabeça de série Iveta Dapkute (6-3 e 6-1);

Esta segunda-feira, os primeiros encontros jogam-se a partir das 11 horas. À semelhança de toda a semana, a entrada no Complexo Municipal de Ténis das Caldas da Rainha é livre.

Por atribuir estão ainda dois wild cards para o quadro principal de singulares do Angogerman Oeste Ladies Open, que teve como primeiras convidadas a entretanto consagrada tricampeã nacional absoluta de singulares e tetracampeã de pares, Francisca Jorge, e Maria Inês Fonte, vice-campeã de pares pela segunda vez consecutiva e esta vez semifinalista em singulares.

Total
0
Shares
Total
0
Share