Sensação de Wimbledon e armada portuguesa no qualifying do Angogerman Oeste Ladies Open

Fotografia: André Ferreira/Federação Portuguesa de Ténis

Está tudo pronto para o arranque da edição inaugural do Angogerman Oeste Ladies Open, torneio internacional feminino dotado de 60.000 dólares em prémios monetários que será o mais importante do ano a acontecer em Portugal. A fase de qualificação arranca este domingo e joga-se até terça-feira, contando com a presença de oito jogadoras da “casa” e uma tenista que brilhou no All England Club.

Como cabeças de série surgem Ana Filipa Santos e Sara Lança. Chegada diretamente do Arquipélago da Madeira, onde se sagrou campeã nacional absoluta de pares mistos (com Tiago Torres) e vice-campeã de pares femininos (ao lado de Maria Inês Fonte), a jogadora natural de Santiago do Cacém e é a 14.ª favorita. A adversária na primeira ronda dá pelo nome de Chiara Calicchia e em caso de vitória “Pipa”, como é carinhosamente apelidada no circuito, já sabe que terá como adversária a primeira favorita, Eden Silva.

Vinda da Grã-Bretanha e já presença assídua nos torneios internacionais que vão acontecendo em Portugal, a atual número 451 do mundo é a melhor classificada entre as inscritas no qualufying. No currículo, destaca-se uma surpreendente caminhada até aos quartos de final de pares mistos do torneio de Wimbledon, este ano, com Evan Hoyt, mas também as vitórias em dois eventos de pares em solo nacional (Corroios, 2018, e Palmela, 2019).

Já a lisboeta Sara Lança é a 15.ª favorita e vai ter pela frente uma compatriota, Carolina Azadinho.

Alexandra Silva (defronta Almudena Sanz-Llaneza Fernandez), Mariana Campino (que há um mês surpreendeu ao sagrar-se campeã da prestigiada Vila do Conde Junnior Tennis Cup e aqui vai medir forças com Iveta Dapkute), Sara Neto (desafia a sexta favorita Karin Kennel), Beatriz Paciletti da Costa (mede forças com Ainhoa Atucha Gomez) e Carolina Caetano Reis (adversária de Ekaterina Shalimova) são as outras tenistas portuguesas a irem a jogo na fase de qualificação.

No início da semana, o Angogerman Oeste Ladies Open já tinha anunciado as presenças de mais duas jogadoras portuguesas — mas no quadro principal. Francisca Jorge, que entretanto se sagrou tricampeã nacional de singulares e tetracampeã de pares, e Maria Inês Fonte (vice-campeã em pares e semifinalista em singulares) foram galardoadas com dois dos quatro wild cards (convites) à disposição da organização.

A grande figura de cartaz continua a ser, de forma destacada, Kaia Kanepi. A estoniana ocupa a 82.ª posição do ranking WTA mas em 2012 chegou a ser 15.ª e conta, inclusive, com um título de campeã do Estoril Open no currículo — situação comum a Yanina Wickmayer, que já esteve no top 15 e também inscreveu o nome na lista de vencedoras do já extinto torneio português.

O primeiro serviço é feito às 11h, com seis encontros no court 1, cinco no court 2 e dois no court 3. A entrada no Complexo Municipal de Ténis das Caldas da Rainha é gratuita.

Total
0
Shares
Total
0
Share