Entre irmãs: Francisca Jorge junta-se a Matilde Jorge na final do Campeonato Nacional

Fotografia: André Ferreira/Federação Portuguesa de Ténis

FUNCHAL — É a campeã em título e vai ter mais uma oportunidade de adicionar mais um troféu ao palmarés: Francisca Jorge qualificou-se, no início de tarde desta sexta-feira, para a terceira final de singulares consecutiva no Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto.

Principal candidata à vitória na Quinta Magnólia, no Funchal, a jovem vimaranense de 19 anos impôs-se sobre a amiga e colega de treinos no Centro de Alto Rendimento, Maria Inês Fonte, em duas partidas, parciais de 6-4 e 6-1.

Este foi o terceiro duelo em três edições do Campeonato Nacional Absoluto entre Jorge e Fonte, que em 2017 já tinham medido forças nas meias-finais e há um ano foram protagonistas da discussão do título — sempre com a vitória a sorrir à mais velha e experiente das duas.

No entanto, o encontro desta sexta-feira foi o primeiro em piso rápido (em 2017 o Campeonato Nacional jogou-se na terra batida da Beloura Tennis Academy, em Sintra, e em 2018 na do Clube de Ténis do Porto). E mesmo com a mudança de superfície o domínio de Francisca Jorge manteve-se, com a número um nacional e 524.ª WTA a superar um começo equilibrado, marcado pelo natural nervosismo e várias quebras de serviço, para tomar as rédeas do encontro.

Depois de um primeiro parcial discutido praticamente até ao último ponto, a detentora do troféu conseguiu ganhar confiança e aumentar a regularidade das pancadas para criar cada vez mais dificuldades a Fonte, que deixou de conseguir criar dificuldades com a mesma eficácia.

Apurada para o duelo decisivo, Francisca Jorge, de 19 anos, já sabe que vai ter como derradeira adversária nada mais, nada menos do que a irmã mais nova, Matilde Jorge, que minutos antes, e com apenas 15 anos, se apurou para a terceira final do mês de setembro em campeonatos nacionais, primeira na prova rainha do ténis português.

Última atualização às 13h50.

Total
0
Shares
Total
0
Share