Sérvia de Djokovic, Espanha de Nadal e Suíça de Federer entre os países qualificados para a ATP Cup

A primeira edição da ATP Cup joga-se entre 3 e 12 de janeiro nas cidades australianas de Brisbane, Perth e Sydney e as primeiras equipas a garantirem a presença na nova “Taça das Nações” do circuito masculino foram conhecidas esta segunda-feira.

Com a atualização do ranking publicada pela ATP, 18 países receberam a confirmação de que vão fazer parte do elenco do novo torneio. À data, todos os jogadores do top 10 mundial e 27 dos 30 primeiros estão comprometidos com a ATP Cup, que para além de vários milhões de euros em prémios monetários também terá em jogo possíveis 750 pontos.

O critério de qualificação tido em conta pela Associação dos Tenistas Profissionais foi o da classificação do melhor jogador de cada país, sendo apenas necessário que cada emblema tenha mais um tenista com classificação internacional. Ou seja, a Sérvia está classificada no primeiro lugar uma vez que Novak Djokovic é o número 1 do ranking mundial, sendo para efeitos de classificação indiferente se o segundo jogador da equipa (neste caso Dusan Lajovic) é o 20.º, 100.º ou 500.º da tabela.

Logo atrás surgem, sem surpresas, a Espanha de Rafael Nadal (e Roberto Bautista Agut) e a Suíça de Roger Federer (e Henri Laaksonen, porque o número 2 Stan Wawrinka já fez saber que não planeia jogar o torneio).

18 países apurados para a ATP Cup no primeiro momento de qualificação:

  1. Sérvia
  2. Espanha
  3. Suíça
  4. Rússia
  5. Áustria
  6. Alemanha
  7. Grécia
  8. Japão
  9. Itália
  10. França
  11. Bélgica
  12. Croácia
  13. Argentina
  14. Geórgia
  15. África do Sul
  16. Estados Unidos da América
  17. Grã-Bretanha
  18. Austrália

Os restantes membros das equipas serão anunciados no dia 13 de novembro, data em que serão consideradas efetivas as classificações (caso por exemplo Nadal ultrapasse Djokovic no ranking até essa data, a Espanha passará a ser a primeira cabeça de série) e também adicionados os restantes cinco conjuntos.

Os 24 países serão distribuídos por seis grupos de quatro equipas na próxima segunda-feira, 16 de setembro. Para os quartos de final seguem os primeiros classificados de cada conjunto e ainda os dois melhores segundos classificados.

A seleção portuguesa não faz parte do lote de equipas apuradas mas ainda tem hipóteses de reservar viagem para a Austrália. João Sousa é o atual 64.º e está suficientemente bem posicionado para dar esperanças ao país no caso de se verificarem desistências — quer por lesão, quer por motivos de calendário e/ou outras razões, uma vez que basta o número 1 de um país abdicar do torneio para a participação do país poder cair por terra (exemplo da Suíça, que sem Roger Federer deixaria de ter um tenista suficientemente bem qualificado para estar entre os 24 melhores).

Total
0
Shares
Total
0
Share