A japonesa Naomi Osaka somou esta terça-feira a primeira vitória no US Open. A defender o título conquistado na temporada passada, a cabeça de série n.º 1 levou a melhor sobre a russa Anna Blinkova (84.ª WTA), com os parciais de 6-4, 6-7(5) e 6-2.
A estreia não foi fácil para a líder do ranking mundial. Com um arranque em falso, Osaka viu a adversária quebrar-lhe o serviço e chegar rapidamente a uma vantagem de 3-0 no primeiro set. Blinkova foi capaz de se manter na frente até chegar ao 4-1, com Osaka a colocar um travão no ascendente da russa logo a seguir.
Com cinco jogos ganhos de forma consecutiva, nos quais dois foram quebras de serviço, a melhor cotada em prova inverteu o rumo dos acontecimentos e acabou a vencer o primeiro set. No segundo parcial, porém, o nível de jogo da japonesa voltou a oscilar.
Incapaz de ultrapassar os 50% de primeiros serviços colocados, Osaka venceu pouquíssimos pontos na resposta durante o parcial e teve ainda que salvar três set points, antes de conseguir a quebra de serviço ao 11.º jogo que a colocou em posição de servir para fechar o encontro. No entanto, Blinkova teve a capacidade não só de fazer o contra-break, como de empurrar o encontro para um terceiro set no tie-break.
Na hora da adversidade – leia-se terceiro set – veio também o melhor ténis da primeira pré-designada em todo o encontro. Osaka arrancou muito bem para o último parcial, assumindo o comando desde cedo e não dando qualquer hipótese de recuperação a Blinkova, que vendeu ainda assim muito cara a derrota.
De regresso à segunda ronda em Flushing Meadows, Naomi Osaka vai defrontar a polaca Magda Linette (53.ª), que venceu Astra Sharma (94.ª) por 6-3 e 6-4.