O português João Domingues foi esta quinta-feira derrotado na segunda ronda da fase de qualificação do US Open. O tenista oliveirense não conseguiu contrariar o ténis do 19.º cabeça de série, o russo Evgeny Donskoy, ex-top 70 mundial, e saiu derrotado com parciais de 7-6(8) e 7-5.
O encontro foi muito equilibrado, com o tenista russo a conseguir puxar para o seu lado os pontos mais importantes. No primeiro set, Domingues esteve por duas vezes com um break de vantagem e serviu a 5-4 para fechar o parcial, acabando por ceder o serviço.
O set decidiu-se num tie-break, onde o tenista luso arrancou muito bem e rapidamente chegou ao 6-3. No entanto, Donskoy conseguiu salvar quatro set points no desempate e arrecadar a primeira partida.
No segundo set manteve-se a toada e um novo tie-break começava a ser uma possibilidade, até que Donskoy capitalizou a única oportunidade de break de que dispôs e avançou para 6-5, tendo fechado a partida logo a seguir com o serviço.
Com o afastamento de João Domingues, a representação portuguesa em Flushing Meadows fica agora a cabo de João Sousa, que tem entrada direta no quadro principal. Na primeira ronda do qualifying a armada portuguesa em solo norte-americano já tinha ficado reduzida a dois tenistas, com o afastamento de Pedro Sousa.
Atualizado às 20h29.