A partir deste domingo, o segundo lugar do pódio entre os tenistas portugueses com mais títulos conquistados em provas do ATP Challenger Tour é partilhado por dois jogadores: Pedro Sousa chegou aos sete títulos e assim alcançou Gastão Elias, que chegou a parecer bem encaminhado para tomar como sua a primeira posição.
Aos 30 anos, Pedro Sousa celebrou pela segunda vez em 2019 ao conquistar o torneio de Meerbusch, na Alemanha, uma conquista que tal como as seis anteriores (Francavilla, Liberec e Como em 2017, Braga e Pullach em 2018 e Blois já este ano) aconteceu sobre a terra batida.
Desta forma, o jogador lisboeta iguala o registo de Gastão Elias, que ao longo da carreira celebrou por sete vezes em torneios de nível Challenger. A última vitória do tenista natural da Lourinhã data de outubro de 2017 (em Campinas), conquista que chegou a fazer antever um assalto à primeira posição mas que, entretanto, perdeu seguimento devido às várias lesões de que tem sido vítima no último ano e meio.
À frente de Pedro Sousa e Gastão Elias está apenas Rui Machado, que desde que pendurou as raquetes assumiu os cargos de coordenador técnico nacional e selecionador da equipa portuguesa na Taça Davis e já chegou, inclusive, a acompanhar Pedro Sousa (bem com outros jogadores) em vários torneios.
E o que têm, em comum, os três jogadores? Todos celebraram as respetivas conquistas por inteiro no pó de tijolo, superfície que continua a revelar-se predileta no que a vitórias a este nível diz respeito.
Jogadores portugueses com títulos no ATP Challenger Tour:
8 – Rui Machado
7 – Pedro Sousa e Gastão Elias
6 – Frederico Gil
5 – João Sousa e Nuno Marques
3 – João Cunha e Silva
2 – João Domingues
1 – Emanuel Couto