Quinteto português vitorioso no arranque dos Campeonatos do Mundo de Veteranos Individuais

Jamor, OEIRAS — Jogar, descansar e jogar outra vez. Não há tempo a perder e poucas horas depois de ter terminado o Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas arrancou mais uma semana que promete animar e muito o Complexo Desportivo do Jamor, em Oeiras, e o Clube Internacional de Foot-Ball, em Lisboa: agora disputa-se o torneio individual, que reúne 583 jogadores de 49 países.

Trata-se de um recorde de afluência à competição que em 2019 é organizada em Portugal pela primeira vez e por isso pelo menos nas primeiras jornadas o plano passa por dividir a ação entre os 24 courts de terra batida do Estádio Nacional e os 9 courts de terra batida ao ar livre que o emblemático clube lisboeta coloca à disposição.

Neste primeiro dia de competição houve dois jogadores portugueses de +60 a ultrapassarem o único quadro de qualificação que se disputa esta semana: Manuel Coelho da Silva derrotou Jaff Rodrigues da Silva (6-0 e 6-1) e Volker Andre (terceiro pré-designado, por 1-6, 6-1 e 7-6[3] para se qualificar para o quadro principal, feito também alcançado por Rui Marques — que não cedeu um único jogo: 6-0 e 6-0 perante Maurizio Del Buono e depois contra Michael Connolly.

Menos felizes foram Joaquim Ferreira da Costa (que ainda venceu Edison Bello por 6-0 e 6-1 antes de perder por 7-5 e 6-3 para David Smith), Carlos Alberto Serrano (derrotou Francisco de Paula Caetano antes de perder para Stefan Winstrom, segundo pré-designado, por 6-4 e 6-2) e António Serrano, que foi superado (6-2 e 6-2) por Peter Plunger.

Os restantes portugueses a irem a jogo na variante de singulares entraram diretamente em ação nos quadros principais — e o saldo foi de três vitórias e dois desaires.

A campeã nacional Isabel Pinto superou uma longa batalha frente à alemã Kerstin Peick (número 62 do ranking mundial) para vencer por 5-7, 6-4 e 6-4 e avançar à segunda ronda em +50 femininos, enquanto Francisco Carrilho (6-4 e 6-1 ao norte-americano Tomas Blanno) e João Carlos Parreira (6-2 e 6-1 sobre Per Ostensson, da Suécia) venceram na categoria de +60 masculinos.

Derrotados nos respetivos encontros de estreia foram António Figueiredo (6-2 e 6-1 para Jon Lerchundi Aranaz, 25.º pré-designado no quadro de +50) e João Mendonça dos Reis (que cedeu por 6-0 e 6-1 para o búlgaro Plamen Tsonev).

Na impossibilidade de listarmos todos os resultados dos jogadores portugueses nos 22 quadros (!) que estão a jogo ao longo de toda a semana, quer os resultados quer as grelhas atualizadas dia a dia podem ser consultadas no website oficial da competição.

Total
0
Shares
Total
0
Share