Seleções portuguesas derrotam Brasil e África do Sul no penúltimo dia do Mundial de Veteranos

Fotografia: Beatriz Ruivo/Federação Portuguesa de Ténis 2019

Jamor, OEIRAS — No penúltimo dia do Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas, duas seleções portuguesas venceram para ficarem mais perto das melhores classificações possíveis no que há por disputar da competição. Só uma equipa deu já por concluída a participação naquela que é a primeira edição do torneio a realizar-se em Portugal.

Os dois triunfos portugueses foram alcançados na competição masculina, um pela equipa de +50 e o outro pela de +60.

No Clube Internacional de Foot-Ball, em Lisboa, Portugal derrotou o Brasil por 2-1: Pedro Martins começou por perder por 6-2 e 6-2 para Marcelo Maciel, mas logo de seguida Nuno Mota deu a volta a um encontro que esteve em apuros para derrotar Eurico Carvalho, com os parciais de 2-6, 6-3 e 6-0. No par decisivo, o capitão Nuno Delfino e Pedro Martins levaram a melhor sobre Marcos Gomes e Alexandre Lobo, com 7-5 e 6-3, assegurando que na jornada derradeira a seleção da casa defrontará a Grã-Bretanha na luta pelos 13.º e 14.º lugares finais na Fred Perry Cup.

A outra vitória foi celebrada a alguns quilómetros de distância, no Complexo Desportivo do Jamor, em Oeiras. O conjunto de +60 impôs-se por 2-1 frente à África do Sul graças a dois triunfos de Vítor Pereira: o primeiro por 6-1 e 6-0 sobre Ahmed Bhikoo e o segundo, ao lado de Manuel de Sousa, por 7-6(6), 2-6 e 10-3. Pelo meio, José Alberto Pereira perdeu por equilibrados 7-6(3), 1-6 e 6-3 para François Barnard.

Este resultado significa que na sexta-feira a equipa portuguesa lutará com o Canadá pelos 17.º e 18.º lugares na Von Cramm Cup.

Menos sorte tiveram os dois conjuntos femininos que entraram em ação: no Clube de Ténis do Estoril, em Cascais, e também perante a África do Sul, a equipa de +50 perdeu por 3-0 (Christine van Coller bateu Paula Silvestre por 6-4 e 6-4, Helena Mowatt derrotou Isabel Pinto por 6-0 e 6-2 e Rida Bester e Anne Davies superaram Deolinda Duarte e Paula Falcão por 6-3 e 6-3), pelo que Portugal vai procurar terminar na 15.ª posição da Maria Esther Bueno Cup, precisando para isso de derrotar a Argentina.

Na categoria de +55, e de volta ao Complexo Desportivo do Jamor, o selecionado luso perdeu por 3-0 para a Argentina: Mariana Metola travou Isabel Costa (6-1 e 6-0), Maria Ortiz impôs-se sobre Luísa Gouveia (5-7, 6-0 e 6-3) e Marisa Ferrero/Lucia Sapere venceram Conceição Vinha e Paula Zoio (6-0 e 6-0).

A equipa da casa lutará com a África do Sul pelo nono lugar final na Maureen Connolly Cup.

Em simultâneo com todos os play-offs de atribuição de posições que faltam disputar serão ainda discutidas as seis finais deste Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas, uma vez que a partir de sábado a ação está totalmente reservada à “segunda parte” deste grande espetáculo: o Campeonato do Mundo Individual, que terá o Complexo Desportivo do Jamor como palco principal e o CIF como terreno auxiliar.

Total
0
Shares
Total
0
Share