EUA e Espanha ocupam metade das vagas nas seis finais do Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas

Fotografia: Beatriz Ruivo/Federação Portuguesa de Ténis 2019

Jamor, OEIRAS — Os vencedores do Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas só serão conhecidos na sexta-feira, mas à entrada para o último dia há dois países com a vantagem do seu lado: os Estados Unidos da América e a Espanha estão apurados para três das seis finais que se vão jogar entre Lisboa, Oeiras e Cascais.

Porque os encontros são cada vez mais competitivos mas também porque a chuva que caiu durante a noite impediu que vários dos courts utilizados estivessem em condições, a jornada foi longa — prolongou-se por quase 15 horas. E assim só às 23 horas foram conhecidas todas as equipas finalistas desta que é a primeira edição de sempre do torneio a acontecer em solo português.

Quanto às equipas portuguesas, registaram duas vitórias na penúltima jornada deste Campeonato do Mundo.

  • Masculinos +50 | Fred Perry Cup — Itália vs. Espanha

No Clube Internacional de Foot-Ball, em Lisboa, jogaram-se duas meias-finais de altíssimo nível que resultaram nos triunfos de Itália (quarta cabeça de série) e Espanha.

O conjunto transalpino tinha a dura tarefa de passar pela grande favorita, a França, e em pleno Estádio CIF conseguiu mesmo a surpresa. Na primeira batalha do dia Antonio Padovani foi autoritário e impôs-se a Bruno Breistroff com os parciais de 6-1 e 6-2, mas os gauleses foram rápidos a reagir e Jacques Moers empatou a eliminatória ao superar Marco Filippeschi por 6-2 e 6-2. As grandes emoções ficaram, por isso, guardadas para o fim, onde uma reviravolta sofrida e sobretudo muito celebrada deu a Simone Galli e Antonio Padovani a vitória por 4-6, 6-4 e 6-3 sobre Stephane Grolier e Jacques Moers e, assim, a tão desejada passagem à final à Itália.

A outra eliminatória da Fred Perry Cup terminou com um resultado mais desnivelado (a Espanha venceu a Austrália por 3-0), mas até foi lá que se disputou o melhor encontro do dia: depois de um primeiro encontro muito curto, em que Isidro Lledo-Boyer liderava por 4-1 quando viu Martin Persson escorregar e desistir lesionado, Francisco Clavet — que chegou a disputar duas finais do Estoril Open — e Jan Apell deram espetáculo e só ao fim de três longos e muito equilibrados parciais é que a vitória sorriu ao jogador do país vizinho: 6-3, 5-7 e 6-4 foi o resultado final. Depois, num par já sem influência no desfecho final, Fernando Jesus Granero e Jorge Tagliaferro derrotaram Henrik Hobik e Fredrik Perman por 6-2 e 6-1.

  • Femininos +50 | Maria Esther Bueno Cup — EUA vs. Espanha

No que diz respeito às categorias de +50 este foi um dia de ouro para a Espanha, que depois de inscrever o nome na final masculina fez o mesmo no torneio feminino: a equipa do país vizinho (quarta cabeça de série) conseguiu dar a volta à Holanda para vencer por 2-1: Ana-Maria Segura-Perez perdeu um duelo equilibrado (2-6, 6-2 e 7-5) para Marjolein de Langen Oudegeest, mas depois Rosa Bielsa-Hierro somou duas vitórias para garantir um lugar na grande decisão: a primeira por 7-5 e 6-0 sobre Sandy Wenderhold e a segunda por 7-6(7), 3-6 e 6-2 ao lado de Leticia Almirall-Garbayo, sobre Marjolein de Langen Oudegeest e Nelleke Van Velthoven Weijermans.

Igualmente apurada para a final da Maria Esther Bueno Cup, que se joga no Clube de Ténis do Estoril, em Cascais, está a equipa dos EUA: as primeiras cabeças de série começaram bem (Julie Cass derrotou Marie-Dominique Larras, por 5-7, 6-4 e 6-2) mas viram a França empatar a eliminatória (Nathalie Guerree-Spitzer lutou muito para se impor perante Debbie Spence-Nasim, parciais de 3-6, 6-2 e 6-3) e só conseguiram a vitória no duelo de pares — e depois de estarem a perder por um set: Rosalyn Nideffer e Debbie Spence-Nasim derrotaram Nathalie Guerree-Spitzer e Valerie Vernet Le Droff por 4-6, 6-2 e 6-2.

  • Masculinos +55 | Austria Cup — Espanha vs. Áustria

No Complexo Desportivo do Jamor, a final masculina de +55 vai ser totalmente europeia, uma vez que Espanha (primeira cabeça de série) e França (segunda) confirmaram os favoritismos com que entravam para as meias-finais.

Miquel Puigdevall Lamolla foi o primeiro a dar um ponto ao país vizinho frente à Suécia (derrotou Johan Christenson por 6-1 e 6-1) e a ele seguiu-se Francisco Garcia Lopez (6-3 e 6-1 contra Anders Fransson). Depois, num duelo que já nada decidia, o mesmo Garcia Lopez voltou, mas ao lado de Carlos Almazan-Fernandez, para bater Henrik Blomberg e Johan Christenson por 6-4 e 6-4.

Na outra meia-final, a França teve de dar a volta à Áustria: Herve Bardot entrou bem mas não conseguiu segurar a vantagem e perdeu por 3-6, 6-4 e 6-4 para Hannes Lienbacher, mas Franck Hervy resolveu a questão com dois triunfos: 6-4 e 6-0 a Geralrd Kaiser no segundo e último singular e 6-3 e 6-1 ao lado de Jacques Hervet no duelo de pares, contra Manfred Hundstorfer e Andreas Koepf.

  • Femininos +55 | Maureen Connolly Cup — Alemanha vs. Holanda

Na terra batida do Jamor, a Alemanha voltou a revelar-se superior para garantir uma segunda vaga em finais desta semana, enquanto a Holanda surpreendeu para assegurar representação numa das decisões.

As primeiras cabeças de série derrotaram a França por 2-1 (Kerstin Garcia beneficiou da desistência de Chantal Grimal quando já vencia por 6-4 e 4-2 e Helga Nauck impôs-se por 6-2 e 7-5 perante Marie-Christine Calleja, com o conjunto germânico a perder o par no match tie-break). Já a Holanda causou uma das surpresas do dia ao completar a eliminatória perfeita frente aos EUA, segundos favoritos: Carole de Bruin venceu Vicki V. Buholz por 4-6, 6-4 e 7-6(5); Liselot Prechtel aplicou 7-5 e 6-0 a Tracy Houk e Evelyn Podzimek e Mirjam Van den Tillaar derrotaram Mary Dailey e Shelly Works por 6-2, 1-6 e 10-7.

  • Masculinos +60 | Von Cramm Cup — EUA vs. Alemanha

No escalão de +60, os Estados Unidos da América são, para já, o país que mais razões tem para sorrir. No quadro masculino (Von Cramm Cup), os norte-americanos confirmaram o estatuto de primeiros pré-designados ao superarem a Austrália por 2-1: Daniel Waldman derrotou Michael Ford (3-6, 6-1 e 6-0), Mark Vines perdeu por 6-3 e 6-2 para Glenn Busby e Ross Persons e Mike Tammen triunfaram no tira teimas, ao imporem parciais de 6-4, 2-6 e 6-3 a Stephen Dance e Stephen Packham em pleno Centralito do Complexo Desportivo do Jamor.

Na outra meia-final, a Alemanha também confirmou a superioridade teórica ao passar pela França graças ao mesmo resultado: Manfred Jungnitsch superou Jerome Vanier por 6-4 e 6-4 e Norbert Henn levou a melhor perante Philippe Joliot por 7-6(5) e 6-4. No par, que já nada decidia, a França pontuou mas porque os adversários abdicaram de ir a jogo.

  • Femininos +60 | Alice Marble Cup — EUA vs. França

Na competição feminina, os EUA avançaram para a decisão da Alice Marble Cup ao vencerem uma eliminatória discutida em inglês, frente à Grã-Bretanha, por 3-0: Carolyn Nichols impôs 6-1 e 6-4 a Anne Clark, Diane Barker 6-2 e 7-5 a Sue Bartlett e, no par, Robin Harris e Susan Wright venceram Hazel Lindfield e Patricia Peal por 6-2 e 6-2:

Igualmente em frente seguiu a França, pelo que também esta será uma final disputada pelas duas primeiras cabeças de série. A equipa gaulesa levou a melhor perante a Austrália pela margem mínima (2-1) graças aos triunfos de Catherine Suire (6-2 e 6-3 sobre Fiona Walker) e Isabelle Billard-Delage/Benedicte Le Grand (7-5 e 7-5 frente a Rosemary Everett/Leanne Scott). Pelo meio, Ros Balodis empatou a contenda ao superar Betty Michel (6-4 e 6-3).

Total
0
Shares
Total
0
Share