Rafael Nadal sobre Nick Kyrgios: “Para ganhar coisas importantes, tens que jogar contra os outros tenistas”

Fotografia: Simon Bruty/AELTC

Rafael Nadal venceu o aguardado duelo com Nick Kyrgios na segunda ronda de Wimbledon. No final do encontro, o maiorquino era uma pessoa feliz na conferência de imprensa.

“Claro que estou feliz pela vitória. Foi um jogo muito difícil, contra um oponente muito duro. Creio que joguei muito bem o primeiro set. As coisas começaram bem com o break, um break madrugador”, começou por dizer o campeão em título de Roland Garros.

“Estive confortável a servir em todos os jogos até ao último, que esteve 30-30, mas fechei bem. No geral, foi um primeiro set muito positivo, mas tive um começo de segundo set muito duro. Perdi um pouco a concentração e joguei mal. Mas estou muito feliz pela forma com geri a pressão, como joguei os tie-breaks, com a determinação certa. É uma vitória importante para mim.”

No que toca ao adversário, Nadal reconhece o talento de Kyrgios, mas também alerta que o talento por si só não é suficiente. “Como disse muitas vezes, é um jogador talentoso. Mas existem muitas coisas importantes que deves fazer para te converteres num campeão. Ele tem ingredientes muito bons mas, claro, continua a ser importante ter paixão pelo jogo. Sem amar este jogo é difícil alcançar coisas importantes. De qualquer modo, com o talento e com o serviço que tem, pode ganhar um Grand Slam, claro. Tem talento para o fazer. É certo que as coisas podem ser completamente diferentes para ele se jogar todos os jogos da mesma forma de hoje. Se virem a primeira ronda contra o Jordan Thompson, ganhou o jogo mas a intensidade, a forma que jogou e a forma com que se focou no jogo foram totalmente diferentes. Ele gosta deste tipo de jogos mas, para ganhares coisas importantes, tens que jogar contra os outros tenistas, porque também são muito bons. Tens que vencer esses jogos”, atirou Nadal.

O tenista maiorquino foi alvo de algumas acusações por palavras menos simpáticas para com Kyrgios na hora dos festejos. O espanhol desmente que tal tenha acontecido: “É falso. Vejam os vídeos novamente antes de o dizerem. Sinceramente, não se trata do que sinto ou não sinto. Trata-se de estarmos num jogo em que a história trata de respeito e de jogar sempre limpo.”

Depois de Kyrgios ter admitido que queria acertar em Nadal, o número dois mundial desvalorizou o sucedido: “Não digo que o Nick faça isso para magoar o adversário, mas é certo que por vezes é perigoso. Quando bate na bola dessa forma, é perigoso. Não para mim, mas para um árbitro, para o público. Quando bates a bola dessa maneira, não sabes onde ela vai aterrar. É um grande jogador, com talento, mas eu também sou jogador profissional. Sei que quando bates assim na bola, ela pode ir parar a qualquer lugar. Desta vez a bola quase entrou, quase me acertou, não há problema. Sou profissional, sei como o evitar. Mas a seguir a bola vai direta ao corpo. Se essa bola te acerta num olho ou algo do género, é um problema. Não se trata de que eu esteja enojado por isso, trata-se de que quero jogar uma partida de ténis.”

Rafael Nadal segue em prova no quadro de singulares. O tenista de Palma de Maiorca vai defrontar o francês Jo-Wilfried Tsonga na terceira ronda.

Total
0
Shares
Total
0
Share