Fred Gil entra a ganhar em Setúbal; Vale e Batista eliminados na primeira ronda

Arrancou esta terça-feira a ação relativa aos quadros principais de singulares do RE/MAX Lounge Setúbal Open e Frederico Gil é, para já, o único jogador português apurado para a segunda ronda do torneio que é organizado pelo Clube de Ténis de Setúbal e distribui 15.000 euros em prémios monetários.

A defender o estatuto de quarto cabeça de série, o tenista sintrense de 34 anos (53.º no ranking ITF e 667.º na tabela ATP) não teve problemas de maior em ultrapassar o norte-americano Omni Kumar (785.º ITF), vencendo por 6-3 e 6-3 rumo aos oitavos de final do torneio.

O próximo adversário do ex-número um nacional poderá ser outro jogador português: Pedro Araújo (um dos wild cards) vai medir forças com o qualifier August Holmgren.

Por se estrearem nesta edição do ITF de Setúbal estão também Francisco Cabral (que recebeu um wild card e vai desafiar Hugo Grenier, o primeiro pré-designado), Luís Faria (contra Yshai Oliel, oitavo candidato ao título), Diogo Marques (convidado, mede forças com Edoardo Graziani), Nuno Borges e Tiago Cação. O maiato é o terceiro cabeça de série e defronta Filipe Brandão, brasileiro que ultrapassou o qualifying. Já o penichense, é o segundo favorito e terá como adversário Erik Crepaldi, de Itália.

Destinos diferentes tiveram Duarte Vale e Daniel Batista, dois jogadores que estão a estudar e a competir no circuito universitário dos Estados Unidos da América. Vale, que foi convidado pela organização para o quadro principal, deu muita luta ao sexto pré-designado Robert Strombachs antes de cair em dois tie-breaks, parciais de 7-6(10) e 7-6(1); já Batista, cedeu perante Simon Anthony Ivanov também após duas partidas equilibradas, resultado de 6-4 e 7-5.

Só André Gaspar Murta ultrapassou a fase de qualificação

Dos 13 tenistas portugueses que foram a jogo na fase de qualificação, apenas um teve razões para celebrar: André Gaspar Murta, que tinha a seu cargo o estatuto de 15.º pré-designado, começou por derrotar o norte-americano Victor Gurevich, por 6-1 e 6-1, e depois o compatriota Miguel Gomes, por 7-5 e 6-1.

De resto, ficaram pelo caminho Afonso Salgado (que ainda venceu Renato van Veggel por 6-1 e 6-1 antes de perder para William Peters, por 6-1 e 6-4), Gonçalo Falcão (que depois de derrotar Henrique Osório por 6-4 e 6-2 perdeu para Alan Gleeson por 6-3 e 7-5) e Fábio Coelho (que derrotou Martim Leote Prata por 6-2 e 6-1 e depois perdeu para Filipe Brandão, por 4-6, 6-4 e 15-13. O tenista brasileiro já tinha sido o carrasco de Simão Alves, graças aos parciais de 2-6, 6-3 e 10-7.

Total
0
Shares
Total
0
Share