Doze vezes Nadal: ‘Touro de Maiorca’ conquista mais um título em Paris

Já começam a faltar palavras que descrevam a história praticamente perfeita de Rafael Nadal em Paris. O ‘Touro de Maiorca’ voltou a cimentar o seu domínio na sua “terra prometida” ao conquistar na tarde deste domingo o seu 12.º (!) título de Roland Garros.

Naquela que foi uma reedição da final da edição transata, o campeoníssimo espanhol confirmou o favoritismo com que partia para a discussão do título para derrotar Dominic Thiem, por 6-3, 5-7, 6-1 e 6-1, ao cabo de cerca de três horas de um duelo que, apesar da parte final do resultado não transparecer, foi extremamente equilibrado e contou com várias partes distintas.

Na fase inaugural da decisão, assistimos a trocas de bola muito longas e que começaram por ser vantajosas para Nadal. Porém, o primeiro a conseguir o break foi Thiem, que ao quinto jogo ficou logo com “a faca e o queijo na mão” para se colocar em vantagem. Contudo, tal é mais fácil dito do que feito e o número dois mundial respondeu logo de seguida com um contra break e a partir daí, apesar da intensidade de jogo imposta pelo austríaco e de ter estado sempre por dentro das jogadas, somou mais três jogos consecutivos rumo à vitória no primeiro set.

O segundo parcial contou, à semelhança do primeiro, com um nível bastante alto de parte a parte: pontos de cortar a respiração, trocas de bola muito exaustivas tanto física como psicologicamente, consistência de ambos da linha de fundo, sendo que tanto um como o outro iam repartindo o protagonismo no que diz respeito à conquista desse tipo de pontos espetaculares.

Assim, foram “pequenos detalhes” que ditaram o desfecho do set, com Dominic Thiem a aproveitar um jogo de serviço menos conseguido de Rafael Nadal quando este servia para se manter no parcial para não só fazer o 7-5 e empatar a contenda como também vencer o seu primeiro set em Roland Garros contra o espanhol em 11 disputados até então e tornar-se no primeiro jogador com menos de 30 anos no ativo a ganhar um parcial numa final desta dimensão.

Depois, veio a “segunda parte” desta final. Nadal entrou com tudo e com a obtenção de dois breaks consecutivos logo no começo do set depressa se viu com uma vantagem de 4-0 que “deitou por terra” qualquer aspiração de Thiem, que ainda viria a sofrer nova quebra de serviço a 1-5, ficar com uma liderança de 2-1 no marcador.

Mantendo a tendência da terceira partida, o atleta natural de Manacor foi capaz de continuar por cima da maior parte dos jogos de serviço e por isso acabou por ser ele uma vez mais a fazer a diferença quando mais era necessário: com um break fundamental no segundo jogo, Rafael Nadal confirmou essa vantagem e puxou para si um avanço importantíssimo que foi capaz de gerir (e cimentar posteriormente) até ao fim do set para celebrar novo triunfo na capital gaulesa e continuar a fazer história no Grand Slam parisiense.

Com mais um domingo glorioso em Paris, Nadal continua invicto em finais de Roland Garros e chega às 94 vitórias individuais em Paris e à dúzia de títulos só no Major francês, aumentando para 18 o número de troféus desta categoria que agora detém (apenas menos dois do que Roger Federer). No total, o espanhol, que assegura o seu segundo título do ano e sagra-se tricampeão do torneio gaulês, conta com 82 títulos ATP em 119 finais disputadas.

Total
0
Shares
Total
0
Share