A espanhola Garbiñe Muguruza continua em busca de recuperar a coroa que conquistou em 2016 e que, entretanto, perdeu. Em Roland Garros, a tenista nascida em Caracas – mas naturalizada espanhola – venceu esta tarde a ucraniana Elina Svitolina, número 9 do Mundo, com parciais de 6-3 e 6-3, na terceira ronda da prova.
Num embate em que as duas tenistas não estiveram particularmente inspiradas no capítulo do serviço – foram 11 breaks no total, sete deles a favor de Muguruza -, foram as respostas que se destacaram. E nesse aspeto, a número 19 mundial esteve a um grande nível: Garbiñe Muguruza venceu 64% dos pontos na resposta ao segundo serviço da oponente e 53% na resposta ao primeiro “saque”.
A tenista de 25 anos, que também mostrou um bom jogo junto à rede (9/12 pontos conquistados), saiu por cima de um primeiro parcial onde existiram quebras de serviço em quase todos os jogos. No segundo parcial, Svitolina foi a primeira a conseguir o break e a avançar para o 3-2, mas não conseguiu conter a resposta da adversária. Muguruza venceu quatro jogos consecutivos e selou o triunfo ao fim de uma hora e 29 minutos.
Apurada para os oitavos de final pela sexta vez consecutiva – só em 2013 se ficou pela segunda ronda -, Garbiñe Muguruza aguarda agora pelo desfecho do embate entre a norte-americana Sloane Stephens (7.ª WTA) e a eslovena Polona Hercog (71.ª WTA), de onde irá sair a sua próxima adversária.