ITF anuncia acordo para voltar a atribuir pontos ATP e WTA, que vão atualizar os rankings

Volte-face no ténis internacional: cinco meses depois de ter introduzido mudanças que têm sido largamente contestadas pela maioria dos jogadores, a Federação Internacional de Ténis (ITF) anunciou, esta quinta-feira, que vai voltar a atribuir pontos para os rankings ATP e WTA nas provas que organiza.

No comunicado, publicado no seu website oficial, a Federação Internacional de Ténis esclarece que “o acordo inclui a reatribuição de pontos ATP e WTA nos torneios de 15.000 e 25.000 dólares, bem como o aumento de oportunidadess de jogo com quadros de qualificação de 48 jogadores” (tinham sido reduzidos a 32 tenistas).

Os rankings ATP e WTA serão atualizados de acordo com a nova distribuição de pontos no dia 5 de agosto, estando prevista a aplicação retroativa a todos os torneios disputados desde agosto de 2018.

Em sentido inverso ao que aconteceu a 31 de dezembro de 2018, quando cerca de 1.800 jogadores perderam as classificações ATP e WTA (entre eles, 23 portugueses), as novas tabelas vão acrescentar pontos aos jogadores e jogadoras que nos primeiros meses da nova temporada venceram encontros em provas ITF e dar as boas-vindas:

  • Aos que com as novas regras tinham perdido totalmente as classificações
  • Aos que nunca tiveram classificação ATP/WTA e conseguiram somar pontos ITF nos primeiros meses de 2019

As alterações não resultarão num regresso exato ao que era posto em vigor até ao final da temporada de 2018, porque os pontos ATP e WTA atribuídos não vão ser os mesmos, mas vão possibilitar uma maior e melhor organização dos circuitos internacionais, uma vez que o sistema de dois rankings veio complicar a perceção da modalidade e, sobretudo, a evolução das carreiras. Em Portugal, à semelhança do que aconteceu um pouco por todo o mundo, foram muitas as provas que desapareceram do calendário.

Atribuição de pontos ATP nos torneios ITF:

Em 2018, o vencedor de um torneio ITF de 15.000 dólares recebia 18 pontos (o finalista 10, um semifinalista 6, um quartofinalista 2 e o jogador que atingisse a segunda ronda ganhava 1 ponto).

Nos torneios de 25.000 dólares, o vencedor conquistava 27 pontos, o finalista 14, um semifinalista 7 e um quartofinalista 3.

Atribuição de pontos WTA nos torneios ITF de 15.000 dólares (os únicos que tinham sofrido alterações):

Em 2018, a vencedora de um torneio ITF de 15.000 dólares recebia 12 pontos (a finalista 7, uma semifinalista 4, uma quartofinalista 2 e a jogadora que atingisse a segunda ronda ganhava 1 ponto).

Quanto ao ranking ITF, continuará a existir mas os jogadores só pontuarão para esta tabela nas fases de qualificação dos torneios de 15.000 e 25.000 dólares. Ou seja, tal como acontecia até ao final da temporada de 2018 voltarão a ganhar pontos ATP e WTA nos quadros principais destes torneios.

Última atualização às 18h00.

Total
0
Shares
Total
0
Share