A participar pela segunda vez em Roland Garros, João Domingues somou, esta segunda-feira, a primeira vitória da carreira no torneio do Grand Slam francês para chegar à segunda ronda da fase de qualificação.
No dia em que atingiu a melhor classificação da carreira (subiu três lugares para se posicionar na 160.ª posição), o jogador português de 25 anos derrotou de forma autoritária Viktor Galovic (198.º), por 6-3 e 6-4.
Fisicamente recuperado de semanas de enorme desgaste (foi vice-campeão do Challenger de Tunes, quartofinalista do Millennium Estoril Open e vencedor do Braga Open), Domingues quebrou por três vezes o serviço do croata e converteu o quarto match point de que dispôs para garantir a vitória ao fim de apenas 70 minutos de encontro.
Esta é a segunda vez consecutiva que João Domingues ultrapassa a etapa inaugural do qualifying de um Major, ele que em janeiro chegou à terceira e última ronda no Australian Open. Para igualar esse resultado, o número três nacional terá de derrotar ou Jay Clarke (da Grã-Bretanha) ou Alejandro Davidovich Fokina (espanhol que chegou às meias-finais do Millennium Estoril Open) na jornada de quarta-feira.
Pedro Sousa também tinha prevista a participação no qualifying do Grand Slam gaulês, mas continua ressentido de uma entorce no pé esquerdo (contraída no primeiro jogo da primeira ronda do Millennium Estoril Open, frente a Reilly Opelka) e acabou por retirar o nome da lista de inscritos. O lisboeta ainda esperava entrar direto no quadro principal, mas precisava que se verificassem mais três desistências até às 10h desta segunda-feira em Paris, o que acabou por não acontecer.
Última atualização às 14h05.