O uruguaio Pablo Cuevas continua a fazer bom uso da segunda chance que lhe foi dada no Millennium Estoril Open. O veterano tenista de 33 anos tinha sido repescado para o quadro principal com o estatuto de lucky loser e é agora um dos quatro semifinalistas da prova. Esta noite, Cuevas derrotou o norte-americano Frances Tiafoe (31.º ATP), com parciais de 6-0, 6-7(5) e 6-2, no encontro que encerrou os quartos de final.
O primeiro set foi de sentido único. Muito eficaz nas respostas ao primeiro serviço do adversário, Cuevas não deu qualquer hipótese a Tiafoe e precisou de apenas 24 minutos para aplicar o “pneu” ao oitavo cabeça de série do torneio.
Na segunda partida, Tiafoe entrou no jogo e tornou-se mais sólido nos jogos de serviço, não tendo enfrentado qualquer break point. Sem breaks durante o parcial, o set veio a decidir-se no tiebreak, onde o jovem de 21 anos conseguiu o minibreak na altura certa para de seguida forçar a disputa de um terceiro set.
Na “negra” entrou melhor Cuevas, que quebrou o “saque” ao adversário logo no segundo jogo e se colocou rapidamente a vencer por 3-0. A reação de Tiafoe não demorou e o melhor classificado dos dois no ranking conseguiu devolver a quebra de serviço e reduzir a desvantagem para 3-2. Contudo, voltou à carga o sul-americano, que venceu três jogos consecutivos e selou o triunfo em duas horas e oito minutos de jogo.
Na luta por um lugar na final, Pablo Cuevas vai medir forças com o sensacional Alejandro Davidovich Fokina (167.º ATP), que continua a surpreender no Clube de Ténis do Estoril e que eliminou esta tarde o francês Gael Monfils (18.º ATP).