O nome de Frances Tiafoe é o último a passar para o alinhamento dos quartos de final do Millennium Estoril Open. No encerramento da jornada desta quinta-feira, o tenista norte-americano bateu Yoshihito Nishioka (71.º ATP), com parciais de 2-6, 6-3 e 7-6(5), e garantiu um lugar nos oito melhores da prova.
Atualmente a ocupar o 31.º lugar da hierarquia mundial, Tiafoe não teve um início fácil no encontro. O vice-campeão do ATP 250 português no ano de 2018 cedeu o serviço logo no primeiro jogo e não foi capaz de contrariar a maior solidez do adversário, que se revelou ainda muito eficaz no capítulo da resposta durante a primeira partida.
No segundo set, o japonês parecia pronto para caminhar para a vitória quando voltou a conseguir um break no jogo inaugural. Porém, desta vez Tiafoe tinha uma resposta para dar e, com sete jogos ganhos de forma consecutiva, venceu o segundo parcial e colocou-se a vencer por 2-0 – com break de vantagem – na “negra”.
O grande momento do tenista de 21 anos foi travado por dois jogos consecutivos de Nishioka, que devolveu a quebra de serviço e voltou a igualar o encontro. No entanto, Tiafoe rapidamente voltou ao ataque e conseguiu novo break, que lhe permitiu servir mais tarde para fechar a partida. Com dois match points ao seu dispor, o norte-americano facilitou e permitiu que Nishioka conseguisse levar o encontro para o tiebreak. No desempate, o nipónico chegou a liderar por 5-3, mas Tiafoe conseguiu vencer quatro pontos consecutivos e assim selar o triunfo ao fim de duas horas e 27 minutos em court.
Nos quartos de final, Frances Tiafoe vai medir forças com o uruguaio Pablo Cuevas (67.º ATP). O veterano tenista de 33 anos, que entrou no quadro principal como lucky loser, venceu Filippo Baldi e carimbou o passaporte para o top8 da prova.