Gastão Elias afastado na estreia no Millennium Estoril Open

Fotografia: Millennium Estoril Open

Foi o primeiro português a entrar em court e foi também o primeiro a cair por terra. Gastão Elias, número 307 mundial, falhou esta tarde o acesso à segunda (e última) ronda da fase de qualificação do Millennium Estoril Open. O tenista natural da Lourinhã foi derrotado em sets diretos pelo australiano Alexei Popyrin (114.º ATP), antigo campeão de juniores em Roland Garros, com parciais de 7-5 e 7-6(5).

O atleta português não teve uma boa entrada no encontro e, ao quarto jogo, sofreu o primeiro break, que permitiu a Popyrin avançar para uma vantagem de 4-1 na primeira partida. A resposta do antigo número 57 mundial surgiu ao sétimo jogo, com os primeiros break points a seu favor, mas foi apenas quando Popyrin servia a 5-4 para fechar o primeiro parcial que Gastão Elias conseguiu devolver a quebra de serviço.

No entanto, a reação do tenista português foi rapidamente travada pelo teenager australiano. O jovem de 19 anos voltou a colocar pressão no serviço de Elias e conseguiu nova quebra de serviço, que lhe permitiu vencer o primeiro set ao fim de 42 minutos.

Na segunda partida, o encontro atingiu um ponto de equilíbrio, com os dois atletas a assegurarem os jogos de serviço sem grandes sobressaltos. Os primeiros break points do set surgiram apenas ao 11.º jogo, com Gastão Elias a desperdiçar três oportunidades para passar para a frente do marcador. No jogo seguinte, Popyrin ainda teve dois match points, mas o parcial seguiu para o tiebreak.

No jogo de desempate, entrou melhor o mais jovem dos tenistas, que abriu rapidamente uma vantagem de 3-1. Com três pontos conquistados de forma consecutiva, o português reverteu a desvantagem e passou a comandar por 4-3. Porém, Gastão Elias voltou a ceder o saque na pior altura e deixou Popyrin com mais dois match points à disposição. Apesar de ainda ter salvo o primeiro (e terceiro no encontro), o atleta da casa não teve capacidade para impedir o desaire.

Com a derrota na estreia, a participação de Gastão Elias no ATP 250 português termina de forma precoce. A representação das cores nacionais na fase de qualificação cabe agora a João Domingues, que entra em court esta tarde frente ao sueco Elias Ymer com a esperança de poder regressar ao quadro principal, onde já estão João Sousa e Pedro Sousa.

Total
0
Shares
Total
0
Share