Pedro Sousa entrou de rompante, caiu e acabou eliminado em Barcelona

Pedro Sousa
Fotografia: Fernando Correia/FPT

A vitória não andou longe, mas Pedro Sousa não conseguiu completar a caminhada e, depois de escorregar, acabou eliminado na primeira ronda do quadro principal de singulares do ATP 500 de Barcelona.

Um dia depois de derrotar o então número 84 Guido Andreozzi para concluir com sucesso a fase de qualificação, o tenista lisboeta de 30 anos começou bem, muito bem o encontro frente a Jaume Munar (57.º), promessa consolidada do ténis espanhol. Mas o tenista da casa conseguiu consumar a reviravolta com os parciais de 2-6, 6-4 e 6-0.

Aos 22 anos, o jogador da casa (que é um dos “alunos” da Academia de Rafa Nadal) já é considerado um dos mais perigosos sobre o pó de tijolo e nas últimas semanas reuniu mais motivos de aviso, ao derrotar Alexander Zverev em Marraquexe e levar Borna Coric a uma “maratona” épica de 3h30, em Monte Carlo, na qual chegou a dispor de um match point.

Mas a terra batida também é a superfície predileta de Pedro Sousa e o número dois nacional entrou no encontro de tal forma afinado que tudo parecia indicar que estaria a caminho de uma das melhores vitórias da carreira.

O português não só foi o único a conseguir segurar o serviço num primeiro set marcado por condições bastante difíceis (o vento forte fez-se sentir um pouco ao longo de todo o encontro) como criou variadíssimas dificuldades a Jaume Munar, aproveitando a solidez das suas pancadas de fundo do court para fazer o espanhol correr e penalizar a cada vez as pancadas cada vez menos profundas que lhe iam chegando.

Só que na reta final do segundo set o braço de Pedro Sousa ficou mais preso devido ao desenrolar do marcador e o espanhol, guerreiro por natureza, aproveitou a ocasião.

Depois, logo a abrir o parcial decisivo, o número dois português deslizou em demasia na tentativa de chegar a uma bola e caiu de forma aparatosa, um acidente que tornou necessária a intervenção do fisioterapeuta do torneio e que lhe condicionou toda a prestação no terceiro set.

Este resultado deixa João Sousa como o único português em prova. O número 1 nacional — que há um ano também foi afastado por este Jaume Munar no encontro de estreia — vai defrontar Guido Pella na jornada de terça-feira.

Atualizado às 13h44.

Total
0
Shares
Total
0
Share