Poucas horas depois de ter carimbado o apuramento para o quadro principal de singulares de um torneio ATP 500 pela segunda vez na carreira (a primeira via fase de qualificação), Pedro Sousa ficou a conhecer o seu primeiro adversário na grelha mais importante do torneio de Barcelona.
O tenista lisboeta de 30 anos, atual número 106 do ranking ATP, vai ter pela frente um dos jovens tenistas da casa: Jaume Munar, que aos 21 anos já é o 61.º da tabela. O espanhol é um dos jogadores da Academia de Rafael Nadal e o encontro vai disputar-se precisamente no court central, que presta homenagem ao melhor jogador da história do país e por isso mesmo se chama Pista Rafa Nadal.
Pedro Sousa e Jaume Munar nunca estiveram frente a frente, pelo que o duelo desta segunda-feira, marcado para as 12h30 de Barcelona e 11h30 de Portugal Continental, será o primeiro de sempre entre ambos.
Já se sabe também que quem vencer o encontro terá como adversário na segunda eliminatória o norte-americano Frances Tiafoe (vice-campeão do Millennium Estoril Open há um ano), que por ser o 14.º cabeça de série ficou isento da ronda inaugural.
João Sousa, o outro tenista português em prova, só irá a jogo na jornada de terça-feira.