Depois de Monte Carlo, Barcelona. João Sousa (51.º ATP) regressa “a casa” para disputar mais uma edição do Barcelona Open Banc Sabadell e este sábado ficou a conhecer o seu primeiro adversário no quadro principal de singulares.
Trata-se nada mais, nada menos do que de Guido Pella (35.º), o argentino que alinhou a melhor campanha da carreira em ATP Masters 1000 ao chegar aos quartos de final no Mónaco — só foi travado na jornada de sexta-feira por Rafael Nadal, num encontro de dois sets que se prolongou por mais de duas horas.
Se o sorteio dá ao “Conquistador” poucas razões para sorrir, a verdade é que o historial recente entre ambos é favorável ao português: só em 2019, já derrotou o argentino em duas ocasiões (primeiro na eliminatória inaugural do Australian Open, em cinco sets, e depois na primeira ronda do ATP 500 do Rio de Janeiro, em três).
O vencedor do encontro entre Sousa e Pella avança para a segunda ronda, onde já está o russo Karen Khachanov (número 12 do ranking ATP).
Em 2018, o tenista português de 30 anos caiu na primeira ronda para a jovem sensação Jaume Munar, pelo que só tem pontos a somar na edição deste ano — uma campanha que pode ser importante considerando que na semana seguinte defende os 250 pontos relativos à conquista do Millennium Estoril Open.
Atualizado às 11h23.