É provavelmente a maior surpresa do torneio. A viver um grande momento de forma, Fabio Fognini agigantou-se este sábado para tombar Rafael Nadal nas meias finais do Masters 1000 de Monte Carlo. O transalpino venceu por claros 6-4 e 6-2, em uma hora e 36 minutos.
Numa primeira partida marcada pela abundância de quebras de serviço, Nadal ainda chegou a uma vantagem de 3-1. No entanto, o adversário reagiu e venceu cinco dos seis jogos seguintes, de forma a conquistar a primeira partida. A vitória de Fognini no primeiro parcial colocou um ponto final numa série de 25 sets consecutivos ganhos por Nadal em Monte Carlo.
Fognini, que à entrada para esta partida tinha apenas uma vitória em 15 encontros frente a tenistas colocados nos dois primeiros lugares do ranking, não tirou o pé do acelerador e começou o segundo set ao ataque. O italiano quebrou o saque de Nadal logo no primeiro jogo e arrancou para uma exibição extremamente conseguida, que lhe permitiu chegar ao 5-0 e servir para fechar o encontro.
Apesar do número dois mundial ainda ter salvo três match points e reduzido a desvantagem, o mesmo não teve argumentos para operar a reviravolta. Assim, a série de 18 vitórias consecutivas de Rafael Nadal no Principado conheceu o seu fim.
Fognini, um dos nomes confirmados no Millennium Estoril Open, avança agora para uma final inédita frente ao sérvio Dusan Lajovic, que venceu Daniil Medvedev na outra meia final.