ITF anuncia fim dos jogos a cinco sets nos Jogos Olímpicos

O Rio de Janeiro foi o último palco a receber um encontro olímpico disputado à melhor de cinco sets, em 2016. (Fotografia: Reprodução/Facebook CBT)

A Federação Internacional de Ténis (ITF) anunciou esta quarta-feira algumas mudanças no formato do torneio olímpico. A principal novidade prende-se com o facto do órgão máximo do ténis ter decidido colocar um fim nos jogos à melhor de cinco sets no torneio masculino.

O único encontro que era jogado em cinco sets no formato anterior era a final masculina, que passa agora a ser disputada à melhor de três partidas e com tiebreak (se necessário). Para além disso, também os pares sofreram mudanças: os pares masculinos e femininos adotam o sistema já utilizado nos pares mistos e, em caso de empate a um set, é jogado um tiebreak até aos 10 pontos.

As alterações vão entrar em prática já em 2020, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. De acordo com a ITF, estas mudanças surgem para que os jogadores – sobretudo os que chegam ás últimas rondas de singulares, pares e pares mistos – possam reduzir o cansaço acumulado.

Total
0
Shares
Total
0
Share