Para a história: Federer desforra-se de Tsitsipas e conquista o 100.º título da carreira

Aos 37 anos Roger Federer voltou a fazer história: o tenista suíço derrotou Stefanos Tsitsipas, por 6-4 e 6-4, para conquistar, no Dubai, o 100.º título na carreira no circuito ATP, juntando-se a um clube a que até agora apenas Jimmy Connors pertencia.

A jogar a primeira final da temporada, e com a derrota para o jovem grego em pleno Australian Open bem presente, Roger Federer não perdoou e com uma exibição praticamente livre de erros concluiu a semana dourada no Dubai, a sua segunda casa.

Apesar de nem sempre se ter prestado a comentar o assunto, o objetivo de Federer era claro e ficou bem assente logo ao primeiro jogo: um break no serviço de Tsitsipas ditou o rumo dos acontecimentos, servindo desde logo de estímulo para os milhares de espetadores que voltaram a esgotar o estádio darem um empurrão extra ao helvético.

Ao contrário do que aconteceu em Melbourne, este encontro foi de sentido único. Roger Federer esteve praticamente irrepreensível na sua pancada de serviço e, talvez por já partir avisado e ter a lição bem estudada, foi exímio nas oportunidades que criou, antecipando a grande maioria das pancadas para roubar tempo e espaço a Stefanos Tsitsipas, pelo que dois break points e 69 minutos de encontro bastaram para fazer (mais) história.

O título conquistado este sábado no Dubai é o primeiro da temporada mas, mais importante do que isso, o oitavo na maior cidade dos Emirados Árabes Unidos (que assim se junta a Wimbledon na lista de torneios onde já venceu por oito vezes, só superados por Halle e Basileia — nove títulos em cada um) e, sobretudo, o 100.º da carreira de Roger Federer ao nível do circuito ATP.

Aos 37 anos, o tenista suíço é apenas o segundo jogador na história do circuito masculino a alcançar a barreira dos 100 títulos na variante de singulares — mais do que ele apenas Jimmy Connors, que ergueu 109 troféus de campeão.

No cômputo geral, Roger Federer é o quinto tenista da história a fazê-lo: para além dele e de Jimmy Connors, também Steffi Graf (107), Chris Evert (157) e Martina Navratilova (167) celebraram em mais de 100 ocasiões.

Os 100 títulos de Roger Federer no circuito ATP:

[table id=69 /]
Total
0
Shares
Total
0
Share