FARO – À terceira quarta foi de vez: depois das derrotas de Daniel Batista (na terça-feira), Luís Faria e Fred Gil (já esta quarta-feira), João Monteiro tornou-se no primeiro jogador português a avançar para a segunda ronda do quadro principal de singulares do Faro Open.
Se em pares o encontro de estreia não correu bem (foi afastado logo na primeira ronda, ao lado de Luís Faria), em singulares a conversa foi outra: o portuense esteve sempre no comando e só parou com a vitória na mão, assinada com os parciais de 6-3 e 6-3 frente ao italiano Antonio Massara.
Com um break no primeiro set e três no segundo, o português de 25 anos conseguiu confirmar o estatuto de segundo cabeça de série (fruto do 406.º posto que ocupa no ranking ATP) ao fim de 1h27 de encontro.
Esta foi a primeira vitória do ano para João Monteiro em singulares, ele que tinha caído à primeira nos ITFs de Barnstaple (25.000 dólares) e Vale do Lobo (15.000), onde ao lado de Gonçalo Falcão se sagrou vice-campeão de pares.
O próximo adversário do jogador português é o belga Michael Geerts, que não perdeu tempo e “despachou” o qualifier Andrea Guerrieri em apenas 59 minutos: 6-0 e 6-1.