Realizou-se esta quinta-feira o sorteio da fase de grupos da primeira edição das Davis Cup Finals. A Real Casa de Correos, na capital espanhola, foi palco da cerimónia que deu a conhecer a sorte das 18 protagonistas de uma edição da fase final da Taça Davis que terá tanto de história como de controvérsia.
Às 4 semifinalistas da edição transata (França, Croácia, Bélgica e Estados Unidos da América) e às 2 convidadas pela Federação Internacional de Ténis (Grã-Bretanha e Argentina) juntam-se as 12 seleções que no primeiro fim de semana do mês ultrapassaram as Davis Cup Qualifiers, uma etapa em que Portugal perdeu fora de portas para o Cazaquistão.
[table id=68 /]Destaque para a presença da campeã em título, Croácia, e da equipa da casa, Espanha, no Grupo B.
O formato:
De 18 a 24 de novembro, as 18 equipas finalistas vão reunir-se na Caja Mágica de Madrid (o mesmo palco que acolhe o Mutua Madrid Open, mas desta vez em piso rápido). Nas jornadas de segunda, terça, quarta e quinta-feira vão defrontar-se por grupos, seguindo para os quartos de final os dois conjuntos vencedores e ainda os dois melhores segundos classificados.
A partir daí, é simples: joga-se sempre em formato de eliminação direta até se apurar o primeiro país vencedor do novo formato da maior competição anual e internacional por equipas do mundo do desporto.
Alinhamento dos quartos de final:
- Vencedor Grupo A vs. 1.º ou 2.º melhor segundo classificado*
- Vencedor Grupo D vs. Vencedor Grupo F
- Vencedor Grupo E vs. Vencedor Grupo C
- 1.º ou 2.º melhor segundo classificado* vs. Vencedor Grupo B
*sorteio tem lugar uma vez concluída a fase de grupos